Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Sesad realiza lançamento das Farmácias Polos - 26/06/2018

Diretores e auxiliares de farmácia das Unidades Básicas de Saúde (UBS) participaram, nessa segunda-feira (25), no auditório do Centro Administrativo, da reunião de lançamento do Projeto Farmácias Polo.

O projeto está inserido dentro do processo de reordenamento do serviço de assistência farmacêutica no município e prevê a descentralização de medicamentos de média complexidade, que atualmente são armazenados nos Núcleos de Assistência Especializada.

Com a implantação do projeto, as farmácias que funcionam nas UBSs serão divididas em dois grupos. O primeiro será chamado de farmácias polo, que vai continuar com a mesma lista de medicamentos já existentes na cartela do município, com acréscimo dos medicamentos utilizados em tratamentos especializados.

O segundo grupo será chamado de farmácias satélites e vai conter apenas os medicamentos de uso contínuo, como os contraceptivos e aqueles para tratamento de hipertensão, por exemplo.

Para o prefeito Rosano Taveira a mudança vai proporcionar melhorias na estrutura, organização e promoção do uso racional de medicamentos das farmácias das UBS. “Estamos trabalhando para termos um serviço ainda mais eficaz e de excelência”, declarou.

"O Projeto Farmácias Polos vai possibilitar investimentos para melhorias ante as demandas claramente perceptíveis, estudos de avaliação para diagnosticar possíveis problemas, identificar suas causas e contribuir através da proposição de ações corretivas e preventivas que venham melhorar a organização e a gestão da AF básica nos municípios" explicou o secretário de Saúde, Júnior Azevedo.

De acordo com Márcia Suely, farmacêutica da Central de Medicamentos do município, no setor logístico, as farmácias polos estarão nas UBS com maior volume de atendimentos, melhor acessibilidade pra população e infraestrutura mais adequada. 


Postado Por: Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+