Sesad cria projeto para melhoria da assistência farmacêutica - 25/06/2018

Com o objetivo de melhor atender a população, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) está realizando o processo de reorganização da Assistência Farmacêutica (AF) no município. O marco inicial dessa transformação foi a publicação da Relação de Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME).

Principal mudança dentro das farmácias das UBS será na lista de Medicamentos disponíveis: Farmácias Pólos continuarão  com a mesma lista que já dispensam e terá  acrescidos medicamentos de programas especializados, como SAE e pós-Bariátrico; já as farmácias satélites terão apenas medicamentos de uso contínuo, como contraceptivos e do programa HIPERDIA.

As farmácias pólos estarão nas UBS com maior volume de atendimentos, melhor acessibilidade pra população e infraestrutura mais adequada.

De acordo com Márcia Suely, farmacêutica da Central de Medicamentos do município (setor logístico), o Projeto Farmácias Pólos está inserido no processo de desenvolvimento da AF e irá proporcionar melhorias na estrutura, organização e promoção do Uso Racional de Medicamentos das farmácias das UBS.

“A reorganização das farmácias da Atenção Primária do munícipio facilitará o acesso da população a produtos de média complexidade, antes centralizados nos núcleos de Assistência Especializada, além de concentrar investimentos compatíveis aos recursos do município na capacitação de seus profissionais e na melhoria da gestão  e dispensação de medicamentos”, justificou.

Postado Por: Saulo Tarso de Castro