Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Ação conjunta de secretarias visa o combate ao trabalho infantil - 23/06/2018

A Prefeitura de Parnamirim, através de uma ação conjunta envolvendo várias secretarias, realizou, na manhã deste sábado (23) a primeira edição do projeto Sábado Livre, que tem como objetivo a prevenção e o combate ao trabalho infantil. 

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e conta com o apoio das secretarias de Educação (Semec), Esporte (Setel), Segurança e Mobilidade Urbana (Sesdem), Fundação Parnamirim de Cultura (Funpac) e Ministério Público.

As atividades deste sábado se dividiram em duas etapas. A primeira contou com intervenções culturais, na feira livre do bairro Santos Reis, reunindo as crianças que estavam no local e chamando a atenção para a importância do tema.

Em seguida, todos saíram em cortejo até a Escola Municipal Maria do Céu, localizada no mesmo bairro. Lá houve a realização de oficinas de dança e capoeira, além de leitura e contação de histórias.

De acordo com Adriana Damasceno, coordenadora das ações estratégicas do trabalho infantil da Semas, a ideia do projeto é oportunizar um espaço para as crianças que frequentam o ambiente da feira livre e com isso evitar situações que se configurem como trabalho infantil.

“Nosso objetivo é estar aqui todos os sábados realizando essas atividades e futuramente trazer novas oficinas de acordo com a demanda”, explicou a coordenadora.

Para a secretária de Assistência Social, Elienai Cartaxo, que participou das atividades, o tema é de absoluta importância. Segundo ela, a ação não ficará restrita apenas ao bairro de Santos Reis. Outras atividades serão realizadas em outros pontos da cidade. “Esta é uma luta que temos que enfrentar. Precisamos cuidar das nossas crianças”, declarou.

O secretário de Esporte e Lazer, Ricardo Wagner, que também esteve presente na ação disse que o projeto é fundamental para ajudar no desenvolvimento das crianças do município. “O objetivo maior é fazer com que a criança possa ser criança, sem antecipar as etapas da vida”, destacou.

A promotora de Justiça da Vara da Infância e da Juventude de Parnamirim, Isabelita Garcia, destacou a importância de chamar a atenção da sociedade para debate, gerando conscientização sobre o tema. 

“Lugar de criança é na escola e em ambientes de proteção, participando de momentos em que, de fato, elas possam usufruir de direitos como lazer, cultura, esporte, de maneira saudável para o desenvolvimento delas no aspecto físico, psíquico e emocional”, argumentou.


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+