Rede de atenção básica debate saúde da pessoa idosa - 20/06/2018

Promover o envelhecimento com qualidade de vida. É com esse objetivo que a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza hoje (20) e amanhã, quinta-feira (21), no Auditório Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo, uma capacitação junto aos profissionais da rede de atenção básica sobre a saúde da pessoa idosa.

"Essa capacitação é uma extensão do projeto Monte Castelo Saudável e irá trabalhar naquele bairro, com profissionais de quatro unidades da Estratégia de Saúde da Família e de duas Unidades Básicas de Saúde, no sentido de capacitar quanto ao uso da caderneta do idoso", disse Isabelle Albuquerque, articuladora do projeto Saúde do Idoso na SESAD.

Na programação de hoje (20), houve palestras temáticas com  a presença de Maria Cristina Hoffman, palestrante convidada, representando o Ministério da Saúde e Ivana Fernandes, da Subcoordenadoria de Ações de Saúde (SUAS), além da presença de representantes da UFRN, que  trouxeram discussões sobre a rede de assistência local.

A meta da SESAD, após o desenvolvimento deste projeto em Monte Castelo, é estendê-lo aos demais bairros de Parnamirim, realizando ações conjuntas voltadas para a pessoa idosa, com o apoio de outras secretarias municipais, como a de Assistência Social e a de Turismo, Esportes e Lazer.

O projeto PRO-EVA envolve ensino, pesquisa e extensão a partir da execução de ações que promovam melhorias no monitoramento das condições de saúde, estímulo à vida e o despertar pelo respeito e cidadania da pessoa idosa.

"O PRO-EVA está sendo um marco para o município, pois traz a pessoa idosa como protagonista  de todas as práticas e com isso, todas as poíticas políticas serão aperfeiçoadas, perpassando toda a rede socioassistencial onde está presente este público, nos CRAS e nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), mostrando a importância de se ter um envelhecimento cada vez mais saudável e ativo", encerrou Thiago Fernandes, coordenador do SCFV.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior