SEMEC realiza capacitação anual para manipuladores de alimentos - 19/06/2018

De hoje (19) a quinta-feira (21), o Núcleo de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) realiza a Capacitação Anual para Manipuladores de Alimentos, na Escola Municipal Ivanira de Vasconcelos Paizinho, na Cohabinal.

"O trabalho correto e bem feito dos manipuladores de alimento, nossos merendeiros e merendeiras, é fundamental para que a merenda escolar seja uma experiência social, afetiva e alimentar de qualidade, pensando no bem-estar dos alunos", disse a titular da SEMEC, Ana Lúcia Maciel.

De acordo com a Coordenadora do Núcleo de Nutrição da SEMEC, Daniele Coutinho, a capacitação segue os critérios do Programa Nacional de Alimentação Escolar e tem como tema "Alimentação escolar sem desperdícios: trabalho eficiente e responsável".

"Cada manipulador de alimento recebe por meio desta capacitação, uma cartilha cuidadosamente elaborada com dicas sobre a qualidade do armazenamento de alimentos,  procedimentos de higienização e orientações sobre a qualidade nutricional de cada alimento servido na merenda escolar", disse a Coordenadora do Núcleo de Nutrição da SEMEC, Daniele Coutinho.

A nutricionista Natália Cabral conduziu as orientações do primeiro dia da capacitação anual para manipuladores de alimento, apresentando dicas práticas de conservação e distribuição dos alimentos, além de informações nutricionais sobre os gêneros alimentícios.

De acordo com a merendeira Josineide Firmino, mais conhecida na Escola Edmo Pinheiro, em Cajupiranga como "Jô", a capacitação reaquece informações importantes para o trabalho dos manipuladores de alimentos.

"Esta capacitação permite rever os procedimentos técnicos necessários à manipulação dos alimentos e contribui para refletir sobre a importância de servir bem a merenda escolar para o aluno, com qualidade e afeto", encerrou a manipuladora de alimentos Jô Firmino.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior