Balé contemporâneo Choros e Valsas encanta público no Cine Teatro Parnamirim - 03/06/2018

O Cine Teatro Parnamirim recebeu na noite desta quarta-feira, 30, a 3ª. Edição do TANZ de Dança, com direção geral de Domingos Costa. Na estreia, a apresentação do ballet contemporâneo “Choros e Valsas – um tributo a Pixinguinha”, pela Companhia de Ballet de Niterói/RJ e direção artística de Pedro Pires. A abertura foi feita pelo presidente da Fundação Parnamirim de Cultura (FUNPAC), Haroldo Gomes, e contou com a presença do prefeito Rosano Taveira, que garantiu para o próximo ano – de 19 a 22 de junho – a quarta edição do TANZ.
“Consolidamos hoje Parnamirim como a cidade da dança. E, priorizando a cultura vamos trazer novos espetáculos, incentivando nossos jovens a conhecer e participar desse mundo de movimento”, disse o prefeito Rosano Taveira, principal apoiador das aulas de balé ministradas no Cine Teatro para cerca de 600 alunos.
O TANZ 2018 está trazendo a participação de bailarinos renomados de todo o País, oficinas, mostras e cursos técnicos variados. “Até domingo teremos 441 coreografias e 68 grupos de cidades importantes como João Pessoa, Recife, Fortaleza, Natal, Mossoró e Parnamirim. Um estímulo para as futuras gerações de dançarinos do nosso município”, disse Haroldo Gomes.
O tributo a Pixinguinha, o jogo de luzes e a performance dos bailarinos prenderam a atenção do público que se emocionou e aplaudiu a cada apresentação. Utilizando pequenas cadeiras de madeira, os bailarinos apresentam um mosaico emocionante e criativo de grande impacto cênico. Os figurinos despojados, com tecidos suaves sobre a pele permitem observar toda a movimentação corporal evidenciando a qualidade técnica e estética.
 O público também pode prestigiar na noite de hoje uma pequena mostra dos dançarinos da Academia Evidance, de Natal.
Walquíria Farias, 37 anos, moradora do planalto e aluna da aula de balé da FUNPAC, prestigiou o espetáculo. “Tudo muito lindo. Fiquei ainda mais estimulada a continuar nesse mundo da dança. Estou encantada”, disse.
Todos os espetáculos são gratuitos e de classificação livre.

31/05 - Quinta-feira
08h às 12h – ensaio dos participantes da Mostra Competitiva – Clássico de Repertório
12h às 13h30 – ensaio Mostra Infantil
14h às 15h30 – Mostra Infantil Não Competitiva
18h às 22h – Mostra Competitiva – Clássico de Repertório
22h – premiação Clássico de Repertório
10h às 11h - Soltura de Quadril para Bailarinos, Dança do Ventre - Prof. Nuriel
11h30 às 12h30 – Belly Fitness / Dança do Ventre - Prof. Agatha
13h às 14h30 - Hip Hop Dance / Danças Urbanas - Prof. Danilo Milky
15h às 16h30 – Mostra Não Competitiva
Sala de Ballet – Cursos
08h às 9h30 – Ballet Clássico Básico (Infantil) - Professora - Carolina Cox | Teresópolis/RJ –
11H às 12h30 - Contemporâneo I - Luiz Roberto | Recife/PE
12h30 às 14h – Ballet Clássico Avançado - Prof. Patrícia Almeida | Campo Grande/ MS.
14h às 15h30 – Ballet Clássico Intermediário - Prof. Sergio Marshall | Teresópolis/RJ
15h30 às 17h - Contemporâneo II - Prof. Wilhelm | Natal/RN

01/06 - Sexta-feira
Palco
08h às 13h – reconhecimento de palco – Danças Urbanas, Jazz, Pop, Dança Popular, Danças Étnicas, Dança do Ventre e Dança de Salão.
14h às 16h30h – Mostra Competitiva - Dança Popular, Danças Étnicas, Dança do Ventre e Dança de Salão.
17h às 22h – Mostra Competitiva - Danças Urbanas, Jazz, Pop.
22h – premiação - Danças Urbanas, Jazz, Pop.

10h às 11h – Dança Afro – Professo Josué
11h30 às 12h30 - Ballet Cardio - Prof. Daniela Flor
13h às 14h30 - Stomping Dance / Danças Urbanas - Prof. Danilo Milky
Sala de Ballet – Cursos
9h45 às 11h - Ballet Clássico Básico (Infantil) - Professora - Carolina Cox | Teresópolis/RJ –
11h às 12h30 - Contemporâneo I - Prof. Luiz Roberto | Recife/ PE
12h30 às 14h – Contemporâneo II - Prof. Wilhelm | Natal/RN –
14h às 15h30 - Ballet Clássico Intermediário - Prof. Sergio Marshall | Teresópolis/RJ
15h30 às 17h - Ballet Clássico Avançado - Prof. Patrícia Almeida | Campo Grande/ MS.
14h às 15h30 - Contemporâneo I - Luiz Roberto | Recife/PE
15h30 às 17h - Contemporâneo II - Prof. Wilhelm | Natal/RN
02/05 – Sábado
08h às 13h – ensaio dos participantes da Mostra Competitiva – Clássico Livre
13h às 14h – palestra - "Psicologia da Dança: um olhar sobre Corpo e Mente" - psicóloga Cintia Diniz
16h às 22h -  Mostra Competitiva Clássico Livre
22h – premiação Clássico Livre
10h às 11h - Dança de Salão - Prof. Demétrio/Larissa
11h30 às 12h30 – Xaxado – Prof. André Batista
13h às 14h30 - Charme Dance (Pares) / Danças Urbanas - Prof. Danilo Milky
14h30 às 17h30 – Batalha 1 x 1 de Hip hop

Sala de Ballet – Cursos
9h30 às 11h – Ballet Clássico Básico (Infantil) - Professora - Carolina Cox | Teresópolis/RJ –
11h às 12h30 - Ballet Clássico Intermediário - Prof. Sergio Marshall | Teresópolis/RJ
14h às 15h30 - Contemporâneo I - Luiz Roberto | Recife/PE
15h30 às 17h - Contemporâneo II - Prof. Wilhelm | Natal/RN -
03/05 – Domingo
08h às 11h – ensaio dos participantes da Mostra Competitiva – Contemporâneo
14h às 20h – Mostra Competitiva – Contemporâneo
20h – premiação Mostra Competitiva – Contemporâneo
10h às 11h - Dança do Ventre - Prof. Igreti
11h30 às 12h30 – Xote, Coco e Carimbó / Danças Populares - Prof. André Batista

Área externa do Teatro
18h – Apresentação da Quadrilha Junina Nova Geração

3º TANZ FESTIVAL DE DANÇA
Promoção e realização: Prefeitura Municipal de Parnamirim, através da Fundação Parnamirim de Cultura.
Presidente da Fundação Parnamirim de Cultura: Haroldo Gomes
Diretor Geral: Domingos Costa