Maio Amarelo terá encerramento nesta quarta-feira no Cine Teatro - 28/05/2018

O movimento Maio Amarelo 2018 terá seu encerramento estadual nesta quarta-feira (30) em Parnamirim. O evento será realizado no Cine Teatro Municipal, a partir das 9h. A iniciativa desenvolveu uma série de ações ao longo do mês com foco na conscientização para um trânsito mais seguro.

A cerimônia de encerramento contará com a presença de diversas autoridades, entre elas: representantes da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran/RN), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), parceira do movimento.

O evento contará ainda com a participação de alunos da rede municipal de ensino de Parnamirim. De acordo com o secretário Marcondes Pinheiro, a presença dos alunos é de fundamental importância, uma fez que eles serão os motoristas de amanhã. “Esse trabalho de conscientização tem que começar desde cedo”, destacou.

Para o titular da Sesdem, o soldo das ações foi mais do que positivo, mas compreende que os resultados são de longo prazo. “Quando você implementa ações preventivas, o resultado final não é imediato. É um trabalho de conscientização do motorista de hoje, visando o motorista de amanhã, que são as nossas crianças”, ponderou.

O secretário lembra que as ações são se restringirão apenas neste mês, mas que os trabalhos preventivos continuarão sendo desenvolvidos ao longo de todo o ano.
Uma dessas ações é o programa Educação de Trânsito na Escola, que atinge mais 600 crianças da rede de ensino do município, com noções sobre legislação de trânsito e cuidados básicos sobe segurança ao guiar um veículo.

Ações

Dentre as principais ações desenvolvidas, a Sesdem realizou uma ação de conscientização na Praça Paz de Deus, no Centro da cidade. Durante a ação, foram desenvolvidas atividades de panfletagem, com informes sobre medidas de segurança. Além disso, houve ainda apresentações lúdicas com o grupo Trupe do Teatro do Detran/RN.

Outra atividade foi a realização de um passeio ciclístico. A ação foi uma parceria com a Prefeitura do Natal, Governo do Estado e demais órgãos de segurança. O movimento tem como objetivo a conscientização para um trânsito mais seguro.

Mais de 300 ciclistas participaram de um passeio pelas ruas dos bairros de Parque Industrial e Emaús.

Postado Por: Saulo Tarso de Castro