Zoonoses intensifica serviço de combate à raiva em Parnamirim - 21/05/2018
A Secretaria de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está intensificando em Parnamirim o serviço de orientação e fiscalização no sentido de combater e prevenir a raiva, uma virose que atinge o sistema nervoso central, causando alterações de comportamento, paralisia e morte. Em caso de acidentes com morcegos é importante que seja feito o contato imediato com a unidade pelo telefone: 3644-8186 para que os agentes tomem as medidas necessárias.
Segundo Josivan Gomes do CCZ as pessoas devem estar atentas e seguir as recomendações. “Se encontrar um morcego suspeito de raiva, não tenha contato direto. Vivo ou morto, o animal não deve ser tocado. Chame os agentes e aguarde”, disse.
Em caso de mordida, arranhão ou contato com morcego lave o local com água corrente e sabão e procure imediatamente assistência médica. À noite, se ele estiver voando dentro de casa, abra todas as janelas para que o animal encontre a saída sozinho. Se o bicho estiver no chão, coloque um objeto (balde ou bacia) sobre ele, tomando cuidado para não tocar no animal. Afaste pessoas e animais do ambiente onde o morcego se instalou e isole o local.
SERVIÇO:
CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES
Fone: 3644-8186
Postado Por:
Yara Okubo
Fotografia de:
ASCOM