Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Zoonoses intensifica serviço de combate à raiva em Parnamirim - 21/05/2018

A Secretaria de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está intensificando em Parnamirim o serviço de orientação e fiscalização no sentido de combater e prevenir a raiva, uma virose que atinge o sistema nervoso central, causando alterações de comportamento, paralisia e morte. Em caso de acidentes com morcegos é importante que seja feito o contato imediato com a unidade pelo telefone: 3644-8186 para que os agentes tomem as medidas necessárias.

Segundo Josivan Gomes do CCZ as pessoas devem estar atentas e seguir as recomendações. “Se encontrar um morcego suspeito de raiva, não tenha contato direto. Vivo ou morto, o animal não deve ser tocado. Chame os agentes e aguarde”, disse.

Em caso de mordida, arranhão ou contato com morcego lave o local com água corrente e sabão e procure imediatamente assistência médica. À noite, se ele estiver voando dentro de casa, abra todas as janelas para que o animal encontre a saída sozinho. Se o bicho estiver no chão, coloque um objeto (balde ou bacia) sobre ele, tomando cuidado para não tocar no animal. Afaste pessoas e animais do ambiente onde o morcego se instalou e isole o local.

SERVIÇO:

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES

Fone: 3644-8186


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+