Parnamirim recebe projeto pioneiro Pro-Eva - 14/05/2018
De forma pioneira, Parnamirim está recebendo o projeto Pro-Eva – Promoção ao Envelhecimento e Vida Ativa, com a coordenação do professor Álvaro Campos, do departamento de fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As ações estão acontecendo na Unidade Básica de Saúde de Monte Castelo e numa primeira fase serão desenvolvidas atividades com 200 idosos.
Geina Brito, diretora da UBS, explica que inicialmente foram triados 640 idosos, mas nessa primeira etapa, o trabalho será desenvolvido com cerca de 200. “A ideia do projeto é estimular a cidadania e contribuir para o aumento da qualidade de vida deles”, explicou.
Álvaro Campos falou sobre os princípios básicos do Pro-Eva. “Estimulamos o uso da caderneta do idoso, que é um instrumento legal que dá garantias a esses pacientes”, explicou, informando ainda que o projeto prevê a implantação de uma escola de cuidadores para treinar e capacitar as pessoas que acompanham os pacientes acamados.
Em Monte Castelo há cerca de 160 pacientes acamados. “Nossa meta é melhorar a qualidade de vida também do cuidador, incentivar ações de cidadania e orientar sobre os direitos humanos”, disse o médico Álvaro Campos.
Maria do Socorro Gonçalves da Costa veio na manhã deste segunda-feira, 14, acompanhar o pai Francisco Pereira na consulta de rotina. “Há mais de 20 anos meu pai se consulta aqui neste posto. Mas, agora, ele está fazendo parte deste projeto e estou feliz porque fazemos de tudo para que ele tenha qualidade de vida”, disse a filha.
Luciano Gregório Antunes, 61, também foi selecionado para integrar o projeto. “Sou hipertenso e preciso de acompanhamento. Então, participar do projeto pra mim é uma honra porque zelo por minha saúde”, disse,
Postado Por:
Yara Okubo
Fotografia de:
ASCOM