Prefeitura encaminha hoje (10) Plano de Mobilidade Urbana à Câmara - 16/05/2018

A Prefeitura de Parnamirim encaminhou à Câmara Municipal de Vereadores, hoje, quinta-feira (10), o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob) que foi concluído em dezembro passado, após diversas audiências públicas realizadas pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (SESDEM), com participação popular.

"O Plano de Mobilidade Urbana dispõe das diretrizes para o planejamento das intervenções que serão feitas para melhorar a fluidez do trânsito e transporte no município, considerando as necessidades atuais e para o futuro", disse o Prefeito Rosano Taveira.

Encaminhado à Câmara Municipal em forma de um projeto de lei, o PlanMob-Parnamirim inclui orientações para as ações do município sobre os modos e serviços do transporte urbano e da infraestrutura de mobilidade que garante o deslocamento de pessoas e cargas em seu território.

"Dentre outras propostas, o Plano de Mobilidade Urbana pretende reduzir congestionamentos no trânsito, ampliar o deslocamento coletivo e requalificar o bairro Centro para os moradores, melhorando, inclusive, o trânsito no local", diz o Secretário da SESDEM, Marcondes Rodrigues.

Outras ações incluem a criação de ciclovias e ciclofaixas, modificações necessárias em marginais, reduzir os impactos decorrentes do uso excessivo do automóvel, como acidentes, e capacitar os agentes envolvidos na gestão da mobilidade, além de promover  a gestão participativa da mobilidade urbana.

O PlanMob Parnamirim se constitui como um importante instrumento de planejamento municipal, além de ser obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes, sendo especificado pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída pela Lei Federal nº 12.587, de 03 de janeiro de 2012.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior