Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Centro Clínico de Psicologia quer atender até mil pacientes por mês - 08/05/2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) realiza hoje (08) o I Simpósio de Apresentação do Centro Clínico de Psicologia (CCP) para técnicos da rede assistencial. A programação acontece no Auditório Vereador Clênio José dos Santos, localizado no Centro Administrativo Agnelo Alves.

Desde o mês passado, em parceria com a Universidade Potiguar (UnP), o CCP oferece para atendimento ao cidadão, seis psicólogos e dois assistentes sociais, funcionando de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, dentro da Unidade Docente Assistencial (UDA) instalada na UnP em Santos Reis. São realizados 600 atendimentos por mês, mas a meta é alcançar a mil.

O CCP atende a pacientes com transtornos mentais, emocionais e comportamentais, reestabelecendo o bem-estar e a saúde psicológica da população de Parnamirim.

"Sessenta por cento das pessoas que buscam atendimento psicológico não têm uma doença orgânica, e sim, uma enfermidade. A diferença é que enquanto a doença afeta o corpo, a enfermidade afeta o ser, a pessoa", explica o Secretário da SESAD, Dr. Júnior Azevedo.

"São várias as linhas de atendimento dentro da Psicologia e o CCP será um ponto de apoio à  Rede de Atenção Psicossocial do Ministério da Saúde, no município", diz o Secretário de Saúde, Dr. Júnior Azevedo.

A Secretária Adjunta da SESAD, Elisabete Carrasco, diz que o CCP garante maior controle e sistematização sobre o atendimento psicológico oferecido aos pacientes. "O CCP torna mais preciso o diagnóstico dos pacientes, suas necessidades e qual o próximo passo em seu tratamento", disse a adjunta da SESAD.

Diretora e idealizadora do Centro Clínico de Psicologia, a psicóloga Jacyara Rangel defende a importância do novo equipamento para o município. "O CCP oferece um olhar diferenciado a cada paciente, contribuindo para o seu equilíbrio e fortalecendo a sua autoestima", disse a psicóloga.

Para ser atendido pelo CCP, o paciente precisa ser primeiro referenciado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro e em seguida, passar pela Central de Marcação. 

Na etapa seguinte, no CCP, o paciente será acolhido por assistentes sociais, passará por uma triagem, recebe a consulta psicológica e retorna para o atendimento no Serviço Social ou vai à Central de Marcação, para reagendar a consulta.

 

SERVIÇO

Centro Clínico de Psicologia (CCP)

Local: Prédio da Universidade Potiguar (UnP) em Parnamirim (Rua Aspirante Santos, 307, Santos Reis)

Horário de atendimento: 07h às 17h, de segunda a sexta-feira.


 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+