Educação e Saúde orientam sobre prevenção à gripe Influenza - 04/05/2018

Os pais dos alunos do Centro Infantil Ivone Maria, localizado no Centro, participaram nesta quarta-feira (2) de uma roda de conversa sobre doenças virais e vacinação contra a gripe Influenza. Na ocasião, a enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS), Valeska Cahu, do Centro falou sobre as formas de prevenção de doenças como dengue, viroses sazonais e conjuntivite. Também foi esclarecido sobre o diagnóstico e diferenças entre as gripes.

De acordo com a enfermeira Valeska cuidados simples podem evitar o contágio. “A boa alimentação melhora a imunidade e fortalece nosso organismo contra essas doenças, evitar o acumulo de água parada em nossas casas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e hábitos simples de higiene como lavar as mãos e utilizar o álcool 70 para higienizar as mãos em ambientes públicos e no local de trabalho”, explicou.

Para Roselma Confessor, gestora escolar do CMEI Ivone Maria, as escolas devem se unir às famílias para tomar medidas preventivas a respeito da gripe Influenza e das viroses. "Tivemos a iniciativa de promover uma reflexão sobre esses cuidados tão necessários porque queremos contribuir com a saúde de nossos alunos e de suas famílias. Para isso, foi oferecida essa palestra com apoio da Secretaria Municipal de Saúde", disse a gestora.

Sobre a Campanha de Vacinação, que já iniciou em Parnamirim, também foi esclarecido quem poderá se vacinar. Serão imunizados idosos a partir de 60 anos; crianças de 6 meses a 4 anos e onze meses; mulheres até 45 dias pós parto; trabalhadores da saúde, professores e doentes crônicos.

O Dia D da vacinação será no sábado, dia 12, mas quem faz parte dos grupos prioritários, já podem se dirigir a qualquer uma das Unidades de Saúde. A meta de vacinação deste ano é atingir 90%, imunizando inclusive os acamados. Em 2017 foram imunizados 37.477 pessoas, representando 86%.

A orientação é que os profissionais de saúde levem a respectiva carteira do conselho e os professores um comprovante como crachá, contra-cheque ou uma declaração da escola. Já os doentes crônicos devem apresentar uma prescrição médica com a patologia. As demais pessoas devem apresentar a carteirinha de vacinação.

SERVIÇO:

Vacinação contra o Influenza