Prefeitura cria conselho para instalação de Parque Tecnológico - 04/05/2018

O Prefeito Rosano Taveira dá posse, nesta quinta-feira (3), no auditório do Centro Administrativo, ao Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI). O conselho irá nortear as ações voltadas para o fomento e o desenvolvimento da ciência ,tecnologia e inovação no município.

“A criação do Conselho é mais um passo importantíssimo para a instalação do Núcleo do Parque Tecnológico Trampolim da Vitória, o que vai alçar Parnamirim ao posto de cidade trampolim da tecnologia”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

A criação do CMCTI foi estabelecida pela Lei Complementar Nº 0128/2017, que cria ainda o Fundo Municipal de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (FMACTI). Este fundo terá por finalidade, propiciar recursos financeiros necessários para o apoio e desenvolvimento de projetos e pesquisas nessa área do conhecimento.

De acordo com Dario Candido de Medeiros, Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, tanto a criação do conselho, quanto a do fundo, vão propiciar o ecossistema favorável para que o Núcleo do Parque Tecnológico possa funcionar efetivamente.

“O mundo há muito, já iniciou um novo ciclo econômico que ainda estamos a tentar conhecer, totalmente baseados na ciência, tecnologia e inovação e, na economia compartilhada. É preciso e urgente que as cidades se insiram neste novo processo. Parnamirim já começou a trilhar esse novo caminho”, disse o secretário adjunto.

Dentro desse contexto de criação de um habitat ideal para o desenvolvimento tecnológico do município, o secretário destaca ainda a criação da Lei Complementar Nº 119/2017. Esta lei estabelece a concessão de incentivos fiscais a empresas de tecnologia da informação e instituições científicas e tecnológicas (ICTs) que irão integrar o Parque Tecnológico.

“Parnamirim está propiciando todo o aparato necessário para que empresas do Brasil e do mundo, voltem suas atenções para a nossa capacidade e vocação, desde o nascimento da cidade, com o conhecido Campo Parnamirim Field, para trabalhar com a tecnologia e o resultado disso, será emprego e renda”, destacou Dario Medeiros.

Postado Por: Saulo Tarso de Castro