Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Alunas gêmeas são destaque em olimpíada internacional de Matemática - 02/05/2018

Quem conhece o trabalho realizado pelos professores na Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, no bairro Monte Castelo, já sabe que, entre todas as disciplinas, o maior destaque ali é a Matemática.

O sucesso mais recente é o das gêmeas Sofia e Romana Galvão, 14 anos de idade, alunas do 9º ano, matriculadas desde o 6º na Escola Luiz Maranhão.

Hoje, quarta-feira (02) saiu o resultado da Olimpíada Internacional Canguru de Matemática 2018, premiando ambas com medalhas de prata e de bronze, respectivamente. As provas foram realizadas em março passado.

Sofia Galvão, prata na Olimpíada Canguru de Matemática, disse que o prazer pela disciplina foi aumentando na medida em que a Escola Luiz Maranhão incentivou a participação nas Olimpíadas de Matemática.

“Passamos a ver a Matemática de forma diferenciada, como um conhecimento mais ligado ao dia a dia, mais prático e interpretativo”, disse a aluna Sofia Galvão, que também é medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática em 2016.

É a primeira vez que uma escola da rede municipal de ensino público em Parnamirim realiza inscrição de alunos na Olimpíada Internacional Canguru de Matemática.

“Estes alunos destaques são o fruto do seu compromisso individual, do apoio das suas famílias e do compromisso dos professores da rede pública municipal com uma Educação de qualidade, tendo excelentes resultados em olimpíadas científicas”, disse o gestor escolar Luiz Norberto.

“Além disso, trinta alunos recebem aula de reforço aos sábados, voltadas à capacitação para participação em olimpíadas, o que acaba auxiliando na preparação deles para cursar o ensino médio no IFRN”, disse o professor de Matemática Cláudio Carvalho.

 

GÊMEAS SÃO PRATA E BRONZE EM MATEMÁTICA

A gêmea Romana Galvão, medalha de bronze na Olimpíada Internacional Canguru de Matemática, explica como foi explorando os horizontes da sua nova paixão, a Matemática. “Isso é também resultado de muita disciplina, horas de estudo facilitadas pelos professores e pesquisa”, disse a aluna.

A professora Ana Patrícia Santiago exalta o bom desempenho das gêmeas medalhistas em Matemática. “Elas são alunas muito aplicadas, têm bom desempenho escolar não apenas em Matemática. Nossa proposta é tornar esta disciplina mais dinâmica, contextualizada e menos mecânica, permitindo que os alunos utilizem estes conhecimentos para os resultados que eles buscarem”, disse a professora.

Em setembro, a meta é fazer uma grande exposição interdisciplinar destacando a aprendizagem dos alunos.

“O prazer em participar de olimpíadas do conhecimento encontrou espaço em meio aos alunos da Escola Luiz Maranhão. O que fazemos é apoiar estas oportunidades. Além do apoio dos professores, há o comprometimento de cada aluno que se destaca, com a rotina diária individual de estudos”, encerrou o gestor escolar Luiz Norberto.

 

OLIMPÍADAS CANGURU DE MATEMÁTICA

Esta olimpíada internacional de Matemática nasceu na França, em 1991, inspirada numa outra, de origem australiana e hoje abrange mais de 80 países, incluindo o Brasil (www.cangurudematematicabrasil.com.br), onde o número de escolas participantes vem crescendo de forma expressiva desde seu início em 2009. Em 2017, foram mais de 2 mil escolas e quase 300 mil alunos participantes.

 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+