Saúde orienta pacientes com hipertensão - 26/04/2018
No Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, a Prefeitura de Parnamirim tem a atenção voltada para um mal silencioso que atinge muitas pessoas, que muitas vezes, desconhecem a doença que o acometem. Na UBS do Centro, a constatação: de 1.973 avaliadas, 247 são hipertensas.
Os dados foram repassados pela enfermeira Valesca Cahu, com mestrado em saúde da família. “O percentual de pessoas acometidas pela hipertensão é alto e muitos dos pacientes não sabem que sofrem desse mal, impedindo medidas eficazes para tratar a doença”, justificou a profissional da UBS Centro.
A enfermeira explica que o paciente hipertenso precisa ser acompanhado para evitar que outras complicações apareçam como o infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, por exemplo. “É preciso controlar a pressão, fazer exercícios e ter uma alimentação balanceada”, disse Valesca Cahu.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SETEL), a Secretaria de Saúde promove hoje, 26, a partir das 16 horas, uma ação de prevenção à hipertensão, no Caminhódromo da Cohabinal, com aferição de pressão, teste de glicemia e exercícios. O objetivo é reduzir o risco da doença, com orientações sobre postura corporal. A iniciativa terá o apoio de alunos da Uninassau/Parnamirim.
A hipertensão ou pressão alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.
Dentre suas principais causas estão o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (excesso de sal), o sedentarismo e o tabagismo.
De acordo com o Ministério da Saúde, indivíduos com pais hipertensos têm 30% de chances de também serem hipertensos.
Os principais sintomas da hipertensão são dores de cabeça, na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar, que podem levar a insuficiências respiratórias, cardíacas, renais e ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Postado Por:
Yara Okubo
Fotografia de:
ASCOM