Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Saúde orienta pacientes com hipertensão - 26/04/2018

No Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, a Prefeitura de Parnamirim tem a atenção voltada para um mal silencioso que atinge muitas pessoas, que muitas vezes, desconhecem a doença que o acometem. Na UBS do Centro, a constatação: de 1.973 avaliadas, 247 são hipertensas.

Os dados foram repassados pela enfermeira Valesca Cahu, com mestrado em saúde da família. “O percentual de pessoas acometidas pela hipertensão é alto e muitos dos pacientes não sabem que sofrem desse mal, impedindo medidas eficazes para tratar a doença”, justificou a profissional da UBS Centro.

A enfermeira explica que o paciente hipertenso precisa ser acompanhado para evitar que outras complicações apareçam como o infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, por exemplo. “É preciso controlar a pressão, fazer exercícios e ter uma alimentação balanceada”, disse Valesca Cahu.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SETEL), a Secretaria de Saúde promove hoje, 26, a partir das 16 horas, uma ação de prevenção à hipertensão, no Caminhódromo da Cohabinal, com aferição de pressão, teste de glicemia e exercícios. O objetivo é reduzir o risco da doença, com orientações sobre postura corporal. A iniciativa terá o apoio de alunos da Uninassau/Parnamirim.

A hipertensão ou pressão alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.

Dentre suas principais causas estão o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (excesso de sal), o sedentarismo e o tabagismo.

De acordo com o Ministério da Saúde, indivíduos com pais hipertensos têm 30% de chances de também serem hipertensos.

Os principais sintomas da hipertensão são dores de cabeça, na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar, que podem levar a insuficiências respiratórias, cardíacas, renais e ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).

 

 

 


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+