Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

SETEL fará ação de combate à hipertensão amanhã, quinta-feira (26) - 25/04/2018

Amanhã, quinta-feira (26) será celebrado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SETEL) irá realizar uma ação de prevenção a este problema, no Caminhódromo da Cohabinal, próximo ao Parque Aluízio Alves, das 16h às 19h.

De acordo com Ricardo Wagner, titular da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SETEL), o objetivo desta ação será conscientizar a população a respeito da prática regular de exercícios físicos, incentivando a uma mudança no estilo de vida para melhorar a qualidade de vida.

"Iremos oferecer à comunidade, serviços de verificação de pressão arterial, dicas de exercícios para reduzir o risco da hipertensão arterial, orientações sobre postura corporal e testes de glicemia", disse o Secretário da SETEL, Ricardo Wagner.

A iniciativa terá o apoio de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) e alunos da UNINASSAU/Parnamirim.

 

26 de ABRIL - DIA NACIONAL DE COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL

A hipertensão arterial é configurada como um fator de risco no Brasil e no mundo, com índices crescentes e facilitador de progressão de doenças variadas. 

Por isso a Prefeitura de Parnamirim, por meio da SETEL e da SESAD, promoverá esta ação amanhã (26), em benefício da população, com o olhar voltado para saúde e entendendo que a pratica regular do exercício físico promove a diminuição de níveis da pressão arterial, e em alguns casos até a extinção deste problema.

Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

A hipertensão ou pressão alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.

Dentre suas principais causas estão o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (excesso de sal), o sedentarismo e o tabagismo.
De acordo com o Ministério da Saúde, indivíduos com pais hipertensos têm 30% de chances de também serem hipertensos.

Os principais sintomas da hipertensão são dores de cabeça, na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar, que podem levar a insuficiências respiratórias, cardíacas, renais e ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).
 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+