Parnamirim sedia encontro do TCE e discute execução da despesa pública - 19/04/2018
A Prefeitura de Parnamirim recebeu na manhã de hoje, 19, no Cine Teatro, o Encontro Regional da Escola de Contas para discutir “Execução da despesa pública orçamentária e financeira sob a ótica da ordem cronológica de pagamento” com prefeitos e presidentes de câmaras de 68 municípios.
O evento foi aberto pelo presidente do Tribunal de Contas, Antônio Gilberto de Oliveira Sales, que apresentou a cartilha Conhecendo o TCE/RN, com as principais atividades desenvolvidas pela instituição. “Criamos essa cartilha para dar transparência às ações do TCE”, justificou Sales.
O TCE acompanha e fiscaliza as contas públicas no Rio Grande do Norte e para isso conta com 7 conselheiros e 420 técnicos administrativo. “Apesar das dificuldades, conseguimos uma economia de 480 milhões de reais em processos e 75 milhões advindos de restituições e multas aos gestores. E, representamos apenas 0,7% do orçamento anual do Estado”, informou Antonio Gilberto Sales.
O anfitrião Rosano Taveira recebeu a todos nesse evento tão importante e disse “Capacitações como essa de hoje são fundamentais para nos atualizarmos e tornamos o processo cada vez mais transparente. Sem todos bem vindos”, disse o gestor.
Raniere Barbosa, presidente da Câmara de Vereadores, falou sobre o legado que o TCE está deixando para as prefeituras. “É preciso comprometimento de todos e a consciência que o poder Executivo não é inimigo do Legislativo”, disse Raniere, lembrando que ambos devem ser aliados.
Gudson Barbalho do Nascimento Leão, coordenador da Ouvidoria de Contas, apresentou ao público o projeto Rodas para Ouvir, cujo objetivo é construir ouvidorias nos municípios. “Nosso papel é ajudar na criação, fazer visitas técnicas e orientar os gestores públicos. Estamos à disposição dos gestores para ajudá-los a cumprir a Lei 13.460/2017 que visa participação, proteção e defesa dos usuários dos serviços públicos”.
SERVIÇO:
Encontro Regional do TCE
Cine Teatro Parnamirim
20/04
Às 9 horas
Postado Por:
Yara Okubo
Fotografia de:
ASCOM