SEMEC realiza Circuito de Escritores no Parque Aluízio Alves - 18/04/2018

No Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado hoje (18), quarta-feira, as escolas e centros infantis da rede municipal de ensino público estão vivenciando um Circuito de Escritores no Parque Aluízio Alves, na Cohabinal.

A programação é um dos destaques na comemoração da Semana Municipal do Livro e da Leitura (SMLL), que começou na última segunda-feira (16) e prossegue até a sexta (20), com ações nas escolas e por toda a cidade.

Apesar de ser realizada no município há aproximadamente 8 anos, foi em 10 de janeiro de 2018 que a SMLL foi instituída no calendário cultural da cidade, por meio da lei municipal 1870.

"Em Parnamirim, temos um corpo pedagógico comprometido com o incentivo à leitura, que realmente acredita e se esforça na promoção desta, como meio para transformação do ser humano", disse a Secretária Ana Lúcia Maciel.

O Circuito de Escritores conta com a presença de autores, poetas, e cordelistas como Antônio Francisco, José Acaci, Geraldo Tavares, Salizete Freire, Dorinha Timóteo, Francisco Martins, José Veríssimo e Ana Trigueiro.

REDE POTIGUAR DE BIBLIOTECAS É DESTAQUE DENTRO DO CIRCUITO LITERÁRIO

A Rede Potiguar de Bibliotecas é lançada hoje (18) dentro da programação do Circuito de Escritores, por meio de uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e do Instituto C&A.

A ideia é cadastrar todas as bibliotecas do RN e interligá-las por meio de ações de incentivo à leitura. Em Parnamirim, 100% das escolas públicas são equipadas com bibliotecas, onde professores mediadores de leitura facilitam o contato dos alunos com os livros.

" Quem experimenta o deleite estético da literatura, sabe - e bem - a importância do objeto livro para a plena realização da nossa humanidade. O Projeto Rio de Leitura também enxerga e defende a causa", disse Angélica Vitalino, técnica do Rio de Leitura.

MERGULHANDO 20 MIL LÉGUAS LITERÁRIAS

O tema escolhido para a primeira Semana do Livro e da Leitura, enquanto evento oficial no calendário cultural de Parnamirim tem a ver com o romance "Vinte Mil Léguas Submarinas", clássico do escritor francês Julio Verne, repleta de ciência, aventura e imaginação.

"O tema faz referência a uma das obras-primas da literatura científica mundial e a um  mergulho no Rio de Leitura e suas ações em nosso município", disse Angélica Vitalino, técnica do projeto.

Amanhã, quinta-feira (19), haverá blitzes literárias em vários lugares da cidade. Alunos farão intervenções literárias no Lar do Ancião Evangélico (LAE), Lar Espírita Alvorada Nova (LEAN), Academia Ritmos, Supermercado Supershow em Santa Tereza e no ginásio poliesportivo em Passagem de Areia, entre outros.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior