Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Inauguração de Praça da Leitura é destaque na programação da SMLL - 17/04/2018

Em Parnamirim, a leitura é incentivada para além das bibliotecas escolares. Hoje, terça-feira (17), houve a inauguração de mais uma praça literária, desta vez, dentro da Escola Municipal Enedina Eduardo do Nascimento, no bairro Vale do Sol.

É mais uma ação que comemora a Semana Municipal do Livro e da Leitura (SMLL) que começou ontem (16) e prossegue até sexta-feira (20), com o tema "Mergulhando vinte mil léguas literárias".

"Que os nossos alunos possam mergulhar cada vez mais, muitas léguas, na direção deste Rio de Leitura", disse a Secretária de Educação Ana Lúcia Maciel, fazendo referência ao premiado projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar de leitura", que tem uma história de 7 anos incentivando o desenvolvimento das bibliotecas escolares e a formação dos mediadores de leitura neste município.

"A Praça Literária Monteiro Lobato simboliza o esforço de toda a comunidade escolar no sentido de promover mais um espaço democrático e acolhedor para incentivar a leitura", disse a mediadora de leitura Sulamita Santos, ao lado da sua parceira direta nesta missão, a mediadora Marineide Monteiro.

Choveu muito e apesar do dia frio, pais, alunos e autoridades compareceram à inauguração da Praça Literária Monteiro Lobato, que despertava em todos, a sensação de um sonho realizado.

Fábio Santana, por exemplo, é pai de Sara e Rebeca, alunas do 4º e 5º ano na Escola Enedina. Ele ajudou voluntariamente na construção do equipamento. "Contribuí com esta Praça de Leitura por amor à escola e por respeito ao trabalho dos profissionais de Educação", disse ele.

Liane Morais, diretora da Escola Enedina, disse que a inauguração da praça de leitura é um sonho. "Nossas crianças merecem ter a oportunidade transformadora que a leitura oferece para a vida. Por isso, esse momento em comunidade nos emociona", disse a gestora escolar.

A programação da SMLL na Escola Enedina teve a participação dos escritores Geraldo Tavares, José Acaci e da técnica do Rio de Leitura, Angélica Vitalino.

A SMLL comemora o Dia Nacional do Livro, celebrado em 18 de abril, dia do aniversário do escritor Monteiro Lobato e a lei municipal 1870, de 2018, que a institui.

 

SMLL TEM PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Na Escola Municipal Jacira Medeiros de Sousa Silva Lima, em Nova Esperança, todas as atenções estiveram voltadas hoje (17) para a obra do poeta, jornalista e escritor José de Castro, patrono da biblioteca desta escola.

Já os olhos do poeta, como de costume, se voltaram aos alunos, suas curiosidades, encenações e interpretações, criadas a partir da leitura de algum dos 12 títulos publicados por ele mesmo.

"A SMLL tem despertado o interesse dos alunos pela leitura de uma forma especial. Eles já perguntam pelo que virá depois e querem estar mais presentes na biblioteca", disse a mediadora de leitura Valéria Vaz, que tem a parceria no turno da tarde, da mediadora Dalvanira Nascimento.

Na Escola Jacira, as mediadoras têm realizado um trabalho de formação de agentes mirins de leitura, que realizam intervenções literárias e assaltos poéticos, surpreendendo aos espectadores dentro e fora da escola.

A gestora Mônica Rodrigues e o vice-gestor Edilberto Santos, que também é escritor, reforçaram em suas falas, a importância do momento para aproximar a comunidade escolar por meio da leitura.

O homenageado José de Castro tem contribuído fundamentalmente com o projeto Rio de Leitura para a implantação do Plano Municipal do Livro e da Leitura, que está na fase de pesquisa.

"Após esse diagnóstico da pesquisa de amostragem dos hábitos de leitura, que será feito com apoio da Fundação Parnamirim de Cultura, poderemos ampliar estas ações de incentivo à leitura para escolas particulares, livrarias, sebos e outras instituições pela cidade, avançando neste propósito", disse o escritor José de Castro.

E o segredo para começar ou gostar de ler? O poeta explica da forma mais simples. "O segredo é ler tudo que chegar às mãos, ler continuamente. Essa descoberta irá promover a Educação e transformar a vida para melhor", encerrou o escritor José de Castro.


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+