Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Rio de Leitura adianta novidades da Semana do Livro - 31/03/2018

O projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura", vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) está se preparando para a programação da 1ª Semana Municipal do Livro e da Leitura, que acontecerá de 16 a 20 de abril, em vários pontos da cidade.

Com o tema "Mergulhando Vinte Mil Léguas Literárias", a programação irá apresentar encenações, saraus, circuito de escritores, blitzes literárias e muitas outras atrações para celebrar a lei municipal 1870, de 10 de janeiro de 2018, que a institui oficialmente no calendário cultural do município.

"A Semana Municipal do Livro e da Leitura, nesta programação de estreia, vem a coroar a excelência do trabalho dos mediadores de leitura de nosso município. Desde 2010, esse trabalho cultural em torno do incentivo à leitura é realizado por meio do projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura", disse Ana Lúcia Maciel, titular da SEMEC.

 

Um Rio de Leitura que não pára

O projeto Rio de Leitura, desde sua implantação em 2010 junto à SEMEC e em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) desenvolve um calendário anual de ações para fomentar políticas de incentivo às bibliotecas escolares e aos mediadores de leitura.

Nesse tempo todo, milhares de pessoas vinculadas ao projeto, alunos, seus familiares, professores e cidadãos que já participaram de alguma programação deste "Rio de Leitura"  a partir das bibliotecas nas escolas públicas municipais, foram convencidas a nadar nestas águas, descobrindo nelas um hábito por excelência. 

E continua assim. Hoje, quarta-feira (11), gestores, pais, merendeiros, professores mediadores de leitura e técnicas do projeto se reuniram no Cine Teatro Municipal Vereador Paulo Barbosa da Silva para ensaiar a abertura da Semana do Livro, que será na próxima segunda-feira, dia 16.

Para Angélica Vitalino, técnica do Rio de Leitura, esse encontro com pessoas tão diversas revela o envolvimento voluntário com a causa literária. 

"Temos a participação voluntária de leitores que entendem o valor do projeto Rio de Leitura e compartilham dessa missão", disse  a técnica Angélica Vitalino.

 

 

Voluntários ensaiam participação na Semana do Livro

A abertura oficial da Semana Municipal do Livro e da Leitura (SMLL) será na próxima segunda-feira (16), às 14h, no Auditório Clênio José dos Santos, localizado no Centro Administrativo  Agnelo Alves, com a participação de diversas autoridades e convidados da comunidade escolar.

No entanto, antes disso, às 07h30, no horário regular das aulas, as escolas municipais da rede pública irão conduzir suas programações, enriquecendo a proposta da SMLL.

Na quarta-feira, um Circuito de Escritores dará o destaque que a literatura merece, em um grande evento que haverá no Parque Aluísio Alves. 

Nomes como José Veríssimo, Geraldo Tavares, Salizete Freire, Francisco Martins, Dorinha Timóteo e Antonio Francisco ampliarão a experiência literária de quem for conferir o circuito, que será aberto ao público, a partir das 07h30, em estandes que serão montados no local.

A professora mediadora de leitura Jarlene Carvalho, da Escola Municipal Manoel de Paiva, em Passagem de Areia, antecipou que na quarta-feira (18), todos os alunos do turno matutino da referida escola irão receber livros literários do projeto Coleção Itaú Criança, em comemoração à SMLL.

Hadassa Emilly, aluna do 4º ano  na Escola Municipal Eva Lúcia, no bairro Parque de Exposições II e a sua professora de Educação Física, Kaline Miranda, ensaiaram hoje (11) a sua participação na programação de abertura da SMLL, interpretando o poema Livros e Flores, de Machado de Assis.

"O recado é sobre o encanto da leitura e as possibilidades de viajar sem sair do lugar, através do livro", disse a professora Kaline Miranda. "Estou ansiosa e muito feliz em participar", disse a aluna Hadassa Emilly. Jaciana Souza, mediadora de leitura na Escola Eva Lúcia, comenta a experiência dos alunos com a biblioteca escolar, desde o início do projeto "Rio de Leitura", em 2010.

"É clara a evolução e o envolvimento dos alunos em relação à leitura, por meio das atividades que propomos na escola, a partir do projeto Rio de Leitura, que este ano concentrará muitas destas ações na Semana do Livro", encerrou a mediadora Jaciana Souza.


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+