Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura e Ministério Público renovam parceria contra evasão escolar - 06/04/2018

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), renovou hoje, sexta-feira (06), o seu compromisso em prosseguir no combate à evasão escolar, que foi menor em 2017 na comparação com o ano anterior e registra 0,03% entre alunos de 06 a 14 anos, matriculados do 1º ao 9º ano nas instituições da rede municipal de ensino público.

A assinatura do termo de cooperação sobre a Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (FICAI), foi promovida no auditório do Ministério Público em Parnamirim, na Cohabinal, a convite do Ministério Público, com a participação de 45 gestores das escolas municipais e representantes do Conselho Tutelar do município.

"Trata-se de uma estratégia política em relação a esta questão da infrequência escolar, que pode estar acontecendo pela falta de interesse do aluno ou por outros problemas como violência doméstica ou sexual, trabalho infantil, envolvimento com drogas, que pedem intervenção", disse a promotora da Defesa da Infância e Juventude de Parnamirim, Dra. Isabelita Garcia.

"O apoio das famílias, dos educadores, do Ministério Público e Conselhos Tutelares, é fundamental para que a SEMEC possa avançar no enfrentamento da evasão escolar", disse Ana Lúcia Maciel, titular da pasta da Educação.

Ainda de acordo com a Secretária de Educação, Ana Lúcia, a SEMEC dispõe de corpo pedagógico, assistentes sociais e psicólogos para enfrentar a evasão escolar e garantir, com apoio de gestores escolares e das famílias dos alunos, que os problemas de infrequência e abandono escolar sejam solucionados.

Na prática, se o aluno faltar três dias à saula de aula, de forma intercalada ou não, o gestor já deve preencher a sua FICAI, informando o problema aos pais e as autoridades. O regresso do aluno deve ser viabilizado em até 05 dias após esta providência. Há penalização na lei e multa, para pais e gestores escolares que forem omissos em relação à questão.

"O enfrentamento da evasão escolar torna-se mais eficaz com o apoio intersetorial de órgãos da saúde, assistência social, segurança, justiça e educação. Neste momento, buscamos fortalecer as parcerias para avançar na superação deste problema", encerrou o Coordenador Pedagógico da SEMEC, Júlio Araújo.


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+