Ação "Nova Esperança em Casa" mobiliza comunidade - 04/04/2018
As ações alusivas ao Dia Internacional da Saúde já começaram no bairro Nova Esperança. A Prefeitura de Parnamirim está apoiando o projeto sociocultural Sementinhas da Esperança, responsável pela ação de limpeza "Nova Esperança em Casa".
O objetivo é conscientizar cada cidadão sobre a importância de sua contribuição para promover e manter a limpeza pública. As atividades começaram nesta quarta-feira (4) em escolas, centros Infantis, prédios públicos e comércios do bairro, através de ações educativas, panfletagens, intensificação da coleta de entulhos e podas.
Hoje (5) a Escola Municipal Eulina Augusta promoveu uma reunião com pais de alunos, onde a técnica da Secretaria de Limpeza Urbana (SELIM), Rárika Bastos, o Gari Carlos Gomes divulgaram o projeto e orientaram os pais sobre os cuidados necessários para manter o bairro limpo e evitar a proliferação de insetos e pragas causadoras de graves doenças, também foram foram distribuídos sacos para coleta de lixo.
No próximo sábado (7), Dia Internacional da Saúde, haverá uma grande mobilização a partir das 7h30, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Nova Esperança. Na ocasião, haverá entrega de materiais informativos, sacolas para coleta, mutirão nas escolas e a presença dos atores sociais envolvidos: órgãos municipais, iniciativa privada e moradores do bairro.
Além da SELIM, estão participando da ação a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), a Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), a Secretaria de Assistência Social (SEMAS), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMSUR), representantes da iniciativa privada, condomínios, escolas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Campus Parnamirim e a comunidade em Nova Esperança.
Rarika Bastos, técnica da Selim, explicou a importância do envolvimento de todos: "O descarte inapropriado de lixo acarreta problemas de saúde e afeta a todos. Promove graves problemas, como a proliferação da dengue, zika e chikungunya", alerta.
A coordenadora do Sistema Colégio e Curso, Renata Dias, que está apoiando o projeto, afirmou que o assunto está sendo tratado em sala de aula. "Os alunos são multiplicadores desse conhecimento. Nós ensinamos à eles e eles repassam para suas famílias", afirmou.
De acordo com o Gari Carlos Gomes, atitudes simples fazem a diferença: "A Prefeitura faz a parte dela coletando nosso lixo, temos que fazer nossa parte também. Basta colocar lixo no dia e local apropriado, manter nosso quintal, casa e calçada limpas, sem objetos, lixo e entulhos, pois estes maus hábitos atraiam insetos e outras pragas causadoras de sérias doenças".
Postado Por:
Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de:
ASCOM