Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Ação "Nova Esperança em Casa" mobiliza comunidade - 04/04/2018

As ações alusivas ao Dia Internacional da Saúde já começaram no bairro Nova Esperança.  A Prefeitura de Parnamirim está apoiando o projeto sociocultural Sementinhas da Esperança, responsável pela ação de limpeza "Nova Esperança em Casa". 

O objetivo é conscientizar cada cidadão sobre a importância de sua contribuição para promover e manter a limpeza pública. As atividades começaram nesta quarta-feira (4) em escolas, centros Infantis, prédios públicos e comércios do bairro, através de ações educativas, panfletagens, intensificação da coleta de entulhos e podas. 

Hoje (5) a Escola Municipal Eulina Augusta promoveu uma reunião com pais de alunos, onde a técnica da Secretaria de Limpeza Urbana (SELIM), Rárika Bastos, o Gari Carlos Gomes divulgaram o projeto e orientaram os pais sobre os cuidados necessários para manter o bairro limpo e evitar a proliferação de insetos e pragas causadoras de graves doenças, também foram foram distribuídos sacos para coleta de lixo.

No próximo sábado (7), Dia Internacional da Saúde,  haverá uma grande mobilização a partir das 7h30, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Nova Esperança. Na ocasião,  haverá entrega de materiais informativos, sacolas para coleta, mutirão nas escolas e a presença dos atores sociais envolvidos: órgãos municipais, iniciativa privada e moradores do bairro.

Além da SELIM, estão participando da ação a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), a Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), a Secretaria de Assistência Social (SEMAS), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMSUR), representantes da iniciativa privada, condomínios, escolas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Campus Parnamirim e a comunidade em Nova Esperança.

Rarika Bastos, técnica da Selim, explicou a importância do envolvimento de todos: "O descarte inapropriado de lixo acarreta problemas de saúde e afeta a todos. Promove graves problemas, como a proliferação da dengue, zika e chikungunya", alerta.

A coordenadora do Sistema Colégio e Curso, Renata Dias, que está apoiando o projeto, afirmou que o assunto está sendo tratado em sala de aula. "Os alunos são multiplicadores desse conhecimento. Nós ensinamos à eles e eles repassam para suas famílias", afirmou.  

De acordo com o Gari Carlos Gomes, atitudes simples fazem a diferença: "A Prefeitura faz a parte dela coletando nosso lixo, temos que fazer nossa parte também. Basta colocar lixo no dia e local apropriado, manter nosso quintal, casa e calçada limpas, sem objetos, lixo e entulhos, pois estes maus hábitos atraiam insetos e outras pragas causadoras de sérias doenças".
 


Postado Por: Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+