Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Ferramenta possibilita participação popular na LDO de Parnamirim - 27/03/2018

Em busca de uma administração participativa, a Prefeitura de Parnamirim disponibilizou em seu site www.parnamirim.rn.gov.br uma ferramenta para que a população acesse e participe da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2019. Essa participação poderá ocorrer por nove dias.

Para isso, o cidadão precisa fazer um cadastro no site, informando o CPF e uma senha para acessar o sistema de avaliação. Com esse cadastro será possível não apenas avaliar como também propor. Por isso, é importante a participação popular para que a administração possa conhecer os anseios dos parnamirinenses.

Paralelamente, a Prefeitura tem realizado uma série de oficinas, envolvendo todas as secretarias da administração. Dentre as fases da elaboração da LDO figuram: avaliação dos programas e das ações governamentais implementadas no passado para verificar quais serão mantidos; Realização de audiências públicas para envolver as lideranças comunitárias e políticas; e Definição de novos programas e das novas ações;

No dia 30 de abril a Lei de Diretrizes Orçamentárias será encaminhada para análise a aprovação na Câmara Municipal para a partir daí o município começar a trabalhar a lei propriamente dita.

O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento que estabelece diretrizes, objetivos e metas em um planejamento de médio prazo do governo federal, estadual ou municipal, a serem viabilizados durante o período de 4 anos, tendo como objetivo principal conduzir os gastos públicos, durante a sua vigência, de maneira racional, possibilitando a manutenção do patrimônio público e a realização de novos investimentos. Qualquer ação governamental somente poderá ser executada durante o ano (execução orçamentária) se o programa estiver adequadamente inserido no PPA.

O PPA deve transportar os anseios e carências da população local, elegendo as prioridades; executar as ações governamentais prioritárias, possibilitando a conclusão de todos os projetos iniciados; compatibilizar os gastos com os recursos públicos disponíveis e, por conseguinte, se conduzir ao orçamento e as finanças na manutenção/alcance do tão almejado equilíbrio das contas públicas.

Já no dia 19 de abril, a população terá a oportunidade de ter voz, apresentando sugestões e propostas durante uma audiência pública no auditório Clênio José.

Acesse a ferramenta clicando aqui


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+