Enfermeiros participam de treinamento sobre feridas crônicas - 14/03/2018
Enfermeiros e técnicos de enfermagem do município participaram nesta quarta-feira (14) do treinamento promovido pela Secretaria de Saúde sobre Citologia Oncótica e Feridas Crônicas. A capacitação ocorreu no auditório do Centro Administrativo e reuniu cerca de 80 profissionais.
Na ocasião, a diretora do Laboratório Central, Maria Aparecida de Souza, ministrou sobre Citologia Oncótica, onde tratou sobre o uso correto de lâminas para o exame Papa Nicolau e apresentou o novo material que será utilizado pelas equipes de enfermagem para coleta durante o exame. “Antes o material era distribuído separadamente, agora o profissional receberá o kit individual pronto, que se torna mais prático e seguro. Também será utilizado o fixador spray, mais moderno, eficaz e econômico”, esclareceu.
A diretora lembrou que Parnamirim é o único município que conta com laboratório próprio de citologia e utiliza material de muita qualidade. “É muito bom ver que a gestão se preocupa com o bem-estar da população, oferendo serviço com material de ponta”, disse.
Em seguida, o enfermeiro estomaterapeuta da Empresa Convatec, Paulo Dionísio, tratou sobre Feridas Crônicas e falou sobre métodos de prevenção e tratamento de lesões na pele. De acordo com o enfermeiro, as feridas crônicas mais comuns são úlcera venosa e pé diabético.
De acordo com o Presidente da Comissão de Feridas Crônicas de Parnamirim, Ubirani Tavares, o município é pioneiro no Rio Grande do Norte e um dos poucos do Brasil que oferece atendimento aos pacientes com feridas crônicas e utiliza tecnologia moderna. Ubirani também lembrou que o Programa de Assistência ao Paciente com Feridas Crônicas já foi reativado e conta com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A enfermeira da Unidade de Saúde do Centro, Valeska Cahu, participou do evento e elogiou a iniciativa. “Estas capacitações são importantes porque acrescentam conhecimentos e permite trocas de experiências entre os profissionais. Além disso, um profissional bem preparado vai atender melhor a população”, afirmou.
Postado Por:
Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de:
ASCOM