Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Enfermeiros participam de treinamento sobre feridas crônicas - 14/03/2018

Enfermeiros e técnicos de enfermagem do município participaram nesta quarta-feira (14) do treinamento promovido pela Secretaria de Saúde sobre Citologia Oncótica e Feridas Crônicas. A capacitação ocorreu no auditório do Centro Administrativo e reuniu cerca de 80 profissionais.

Na ocasião, a diretora do Laboratório Central, Maria Aparecida de Souza, ministrou sobre Citologia Oncótica, onde tratou sobre o uso correto de lâminas para o exame Papa Nicolau e apresentou o novo material que será utilizado pelas equipes de enfermagem para coleta durante o exame. “Antes o material era distribuído separadamente, agora o profissional receberá o kit individual pronto, que se torna mais prático e seguro. Também será utilizado o fixador spray, mais moderno, eficaz e econômico”, esclareceu.

A diretora lembrou que Parnamirim é o único município que conta com laboratório próprio de citologia e utiliza material de muita qualidade. “É muito bom ver que a gestão se preocupa com o bem-estar da população, oferendo serviço com material de ponta”, disse.

Em seguida, o enfermeiro estomaterapeuta da Empresa Convatec, Paulo Dionísio, tratou sobre Feridas Crônicas e falou sobre métodos de prevenção e tratamento de lesões na pele. De acordo com o enfermeiro, as feridas crônicas mais comuns são úlcera venosa e pé diabético.

De acordo com o Presidente da Comissão de Feridas Crônicas de Parnamirim, Ubirani Tavares, o município é pioneiro no Rio Grande do Norte e um dos poucos do Brasil que oferece atendimento aos pacientes com feridas crônicas e utiliza tecnologia moderna. Ubirani também lembrou que o Programa de Assistência ao Paciente com Feridas Crônicas já foi reativado e conta com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A enfermeira da Unidade de Saúde do Centro, Valeska Cahu, participou do evento e elogiou a iniciativa. “Estas capacitações são importantes porque acrescentam conhecimentos e permite trocas de experiências entre os profissionais. Além disso, um profissional bem preparado vai atender melhor a população”, afirmou.


Postado Por: Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+