Parnamirim participa de Ato Nacional alusivo ao Dia da Mulher - 07/03/2018
A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Assistência Social, participou nesta quinta-feira (08), do Ato Nacional da Confederação das Mulheres do Brasil (CMB), realizado no auditório do Ministério Público do Trabalho, em Natal.
O Ato, além de comemorar o Dia Internacional da Mulher, teve como objetivo conscientizar e mobilizar mulheres na conquista dos seus direitos, entre eles melhores condições de emprego, mais creches e o combate à miséria e à corrupção e contou com uma caminhada de mobilização que seguiu até a Avenida Salgado Filho, finalizando no Shopping Midway Mall.
Parnamirim foi representado pela secretária adjunta da Assistência Social, Katia Cristina Soares, e equipe da Secretaria; vereadoras Katia Pires e Rhalessa Freire; pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O evento contou com a participação da Federação das Mulheres do RN e representantes do Ceará, Paraíba, Pernambuco e São Paulo.
Na ocasião, a presidente da CMB, Gláucia Morelli, lembrou de injustiças e preconceitos que muitas mulheres brasileiras ainda sofrem e citou os salários inferiores aos do homens em funções iguais; necessidade de mais creches para que as mulheres deixem seus filhos em segurança e tenham oportunidade de trabalhar e sustentar seus filhos; e melhores condições de trabalho para as gestantes.
"Atualmente, muitas mulheres recebem salários 30% menos que os homens, mesmo assumindo a mesma função, além disso, oito milhões de crianças de zero a 3 anos no Brasil não contam com creche, o que impede muitas mães de estarem incluídas no mercado de trabalho, sustentarem seus filhos, entre outros problemas", afirmou Gláucia.
De acordo com a procuradora do Ministério do Trabalho, Izabel Cristina Ramos, um dos maiores fatores de preconceito contra a mulher na área profissional é a sua maternidade. "Ser mãe não nos diminui como profissional, pelo contrário é uma característica feminina que deve ser respeitada, assim como devemos ser respeitadas pela nossa capacitação e escolaridade", esclareceu.
A secretária adjunta da Assistência Social, Katia Cristina Soares, falou da importância do Ato. "Além de comemorar o nosso dia, o evento nos leva a conscientização sobre a necessidade de lutar pelos nossos direitos. As mulheres estão preparadas para assumir todos lugares na sociedade igualmente aos homens, e hoje é o dia da mulher mostrar a sua importância", afirmou. O Ato Nacional faz parte da orogramação do mês das mulheres em Parnamirim, confira a programação completa:
PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE MARÇO
DIA 09 (sexta-feira) – RODA DE CONVERSA COM AS MÂES
– COMISSÃO DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS.
LOCAL: ESCOLA AUGUSTO SEVERO
HORA: 08h30 ÀS 10h00
DIA 14 -RODA DE CONVERSA COM O GRUPO IDOSO JARDIM AMÉRICA
LOCAL: SERVIÇO DE FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
SANTA TEREZA.
HORA 14h30
DIA 20 – I FORÚM DE COMBATE Á VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
LOCAL: CÂMARA
HORA: 08h30 ÀS 12h00
DIA 21 – RODA DE CONVERSAS COM AS MULHERES DO KILOMBO
LOCAL: COMUNIDADE DE MOITA VERDE
HORA: 14h
DIA 22 – CAMPANHA UNIDAS PELA PAZ DE PARNAMIRIM – ORGANIZAÇÃO CREAS PARNAMIRIM, COM A PALESTRA COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER, CONSELHO DA MULHER E CRAS DE NOVA PARNAMIRIM
LOCAL: NOVA PARNAMIRIM
HORA: 14h
DIA 24: PRÊMIO IRIS DE ALMEIDA
LOCAL: AUDITÓRIO VEREADOR CLÊNIO JOSÉ DOS SANTOS
HORA:19h
OBS: EVENTO PRIVADO PARA HOMENAGEADAS E FAMÍLIA.
Postado Por:
Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de:
ASCOM