Serviços da Prefeitura acolhem vítimas de violência - 06/03/2018

A Prefeitura de Parnamirim, em parceria com a Universidade Potiguar (UnP) e a Delegacia da Mulher (DEAM), estão dando continuidade aos serviços de acolhimento às mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência. Os serviços são oferecidos no CCPAR/UnP, em Santos Reis, e já atendeu cerca de 30 mulheres e 15 crianças e adolescentes com apoio dos cursos de Psicologia e Serviço Social da UnP.

De acordo com a tutora de prática do curso de Serviço Social da UnP, Cassia Castilho, as mulheres são atendidas pelo Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica em Parnamirim. "Geralmente, o primeiro local que elas procuram são a Promotoria, Delegacia da Mulher ou os CREAS e CRAS, em seguida são encaminhadas para nosso serviço aqui no CCPAR/UnP", esclareceu Cassia.

No CCPAR, as mulheres são acolhidas pelas assistentes sociais,  encaminhadas para o atendimento psicológico e conforme a necessidade, são orientadas a buscar outros serviços do município, que pode ser um serviço jurídico, através da Defensoria Pública e Casa Jurídica, ou algum benefício disponibilizado pela Secretaria de Assistência Social.

De acordo com a tutora de prática do curso de Psicologia, Ana Cândida, o Serviço também disponibiliza da terapia em grupo, onde o compartilhamento de experiências semelhantes entre as mulheres potencializa os resultados e permite que mais mulheres sejam atendidas.

"O grupo tem sido muito positivo, mas infelizmente a maioria não aceita participar, algumas não querem expor seu problema, outras por não dispor de tempo ou não tem com quem deixar os filhos, entre outros motivos", explicou Ana Cândida.

A psicóloga explicou que as vítimas atendidas têm entre 25 e 45 anos e a maioria efetua a denúncia, mas não abandona o companheiro agressor, pois alegam dependência financeira, baixa escolaridade e o fato de não ter como sustentar os filhos.

Cássia explicou que apesar da maioria dos casos serem encaminhados de outro órgão, as mulheres que buscarem o primeiro atendimento no CCPAR também serão acolhidas. Para mais informações e para saber os dias e horários de atendimento basta ligar para o 3645-6136 e procurar Cássia ou para o número 3216-8606 e pedir para tranferir para o Núcleo de Psicologia Social e Comunitária.

Crianças e adolescentes

O CCPAR/UnP também oferece o Serviço de Atendimento à Criança e Adolescente Vítima de Violência Sexual de Parnamirim. De acordo com  a tutora de prática do curso de Psicologia, Cássia Castilho, neste caso, o CCPAR é o último lugar que a vítima de violência será encaminhada.

"Normalmente, alguém responsável pelo menor realiza a denúncia no Conselho Tutelar, na Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (DCA) ou na 2ª Promotoria, se houver necessidade, a vítima é encaminhada para a Maternidade, se for menina, e para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), se for menino, onde é realizado o exame de vestígios, que demonstra se houve ou não estupro, e o paciente recebe os cuidados necessários. Após estes procedimentos, encaminham para o CCPAR", afirmou.

Cássia esclareceu que no CCPAR, todo atendimento é realizado pelos profissionais da Prefeitura. Os assistentes sociais realizam o acolhimento e encaminham a vítima para o atendimento psicológico. "Atendemos em torno de 15 crianças e adolescentes, um número considerado grande para o munícipio, a maioria delas tem idade entre cinco e sete anos e sofreram abusos sexuais sem estupro", explicou.

Postado Por: Saulo Tarso de Castro