Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

SEMEC dá início aos debates sobre o Programa Escola Aberta - 28/02/2018

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) reuniu hoje (28), professores de Educação Física da rede municipal de ensino público para debater o programa Escola Aberta, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O programa será implantado neste ano, pela equipe pedagógica em Parnamirim.

O Programa Escola Aberta: educação, cultura, esporte e trabalho para a Juventude se propõe a promover a ressignificação da escola como espaço alternativo para o desenvolvimento de atividades de formação, cultura, esporte, lazer para os alunos da educação básica das escolas públicas e suas comunidades nos finais de semana.

"Essa iniciativa permite a formação cidadã e humana associadas à formação esportiva e vai contribuir para melhorar a Educação em nosso município", disse a Secretária da SEMEC, Francisca Henrique.

O programa Escola Aberta foi apresentado pelo Professor Ricardo Canjica. "A parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer será fundamental para promover essa formação cidadã e revelar talentos esportivos", disse o professor Canjica.

Na prática, a proposta é levar as comunidades a interagirem a partir de oficinas dentro das escolas públicas, aos finais de semana e feriados, envolvendo esportes, leitura, artesanato e outras propostas sócioculturais.

A Escola Aberta ainda apresenta possibilidade de programação extracurricular no contraturno, com aproveitamento da carga horária dos professores de Educação Física. "Os debates estão começando. As modalidades são interessantes e a proposta é enriquecedora para a educação e o esporte", disse a professora de Educação Física, Adriana Leal.

O avanço no desenvolvimento do programa Escola Aberta poderá formar equipes de atletas para representação em competições interbairros, estaduais e até nacionais. "Mas, a principal ideia é formar a cidadania e os valores humanos nos alunos e comunidades", encerrou o professor palestrante Ricardo Canjica.

 

Repórter: Aldo Peixoto


Postado Por: Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+