SEMSUR realiza reparos no muro do cemitério danificado após chuvas - 23/02/2018

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) realizou na manhã desta sexta-feira (23) a reconstrução das partes danificadas do muro do Cemitério Público São Sebastião, localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no bairro de Monte Castelo.

Na manhã dessa quinta-feira (22) foi realizada uma vistoria nas galerias de esgoto próximas ao cemitério. A vistoria tem como objetivo verificar se há a necessidade de ampliar a capacidade da tubulação.

Medidas preventivas

De acordo com o secretário de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana (SESDEM), coronel Marcondes Pinheiro, que coordena a Comissão de Defesa Civil, não só o volume inesperado de água foi o causador de alagamentos e inundações, mas também grande a quantidade de lixo acumulada dentro de bueiros e galerias de esgoto.

Segundo ele, é possível minimizar os impactos causados pelas chuvas com medidas simples que podem ser adotadas no dia a dia. A principal delas é a destinação correta do lixo. Nesse sentido, ele faz um apelo à população e pede para que as pessoas evitem jogar lixo na rua, pois mais de 80% das inundações são causadas pela grande quantidade de lixo que acaba gerando o entupimento dos bueiros, impedindo o escoamento da água.

“Nossas equipes chegaram a encontrar até cadeiras e sofás dentro das galerias de esgoto. É imprescindível que a população tenha a consciência de que ela pode contribuir, juntamente com os esforços do Poder Público Municipal, para diminuir os impactos que as chuvas possam causar na cidade”, alertou.

Além do cuidado com o lixo, a Comissão de Defesa Civil destaca outras precauções que podem ser tomadas para evitar incidentes. São elas: evitar ficar próximo a árvores em casos de chuvas com ventos fortes; Acionar a Defesa Civil em caso de rachaduras ou abalos em suas residências; não atravessar ruas alagadas e em casos de inundações procurar lugares acima do nível da água e esperar que ela baixe.

Repórter: Saulo de Castro

Postado Por: Juliana Grace Nóbrega de Medeiros