Merenda escolar é readequada para melhor atender aos alunos - 23/02/2018

A merenda escolar que será servida nas unidades de ensino em Parnamirim, na volta às aulas a partir da próxima segunda-feira (26), passou por uma reformulação, substituindo gêneros alimentícios, para diversificar e melhor atender à alimentação dos alunos. A decisão foi tomada pela Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC0.

"Essa mudança em alguns gêneros alimentícios e o valor nutricional de cada refeição serão fixados nas escolas, para conhecimento da comunidade escolar", disse a Secretária da SEMEC, Francisca Henrique. Antes, apenas as refeições eram publicadas no cardápio, sem detalhes sobre sua sua composição nutritiva.

De acordo com Daniele Coutinho, Coordenadora de Nutrição da SEMEC, a partir deste ano haverá, também, mudança na frequência de elaboração dos cardápios da merenda escolar, para otimizar o serviço.

O cardápio da merenda escolar para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), por exemplo, que antes era elaborado quinzenalmente, agora será elaborado para um mês.

Já o cardápio para Centros Infantis, que era elaborado semanalmente, agora será planejado para uma quinzena.

CARDÁPIO DIFERENCIADO

Muitos alunos precisam de um cardápio diferenciado, devido a algum quadro específico relativo à sua saúde.
"O município de Parnamirim continua oferecendo para alunos com restrição na dieta, merenda escolar elaborada a partir de laudo médico fornecido pelos gestores à equipe de nutricionistas", disse a Coordenadora de Nutrição, Daniele Coutinho.

Dentre os itens específicos para a adequação deste cardápio, estão alimentos isentos de glúten e lactose, com redução de açúcar, adoçante e goma de tapioca, por exemplo.

"Ainda não temos um balanço da necessidade de cardápios para alunos com dietas restritivas em 2018, mas, a administração municipal tem zelado pela determinação legal de atendê-los", garante Daniele Coutinho.

CAPACITAÇÃO PARA MERENDEIROS E GESTORES ESCOLARES

A Coordenadora do Núcleo de Nutrição da SEMEC, Daniele Coutinho, está planejando junto com a equipe de nove nutricionistas, a capacitação anual para os merendeiros escolares e ainda, uma outra capacitação, para os gestores escolares.

"Os gestores escolares também são protagonistas no serviço da merenda escolar, não apenas no controle sobre o seu recebimento, mas, no desenvolvimento da consciência sobre tudo o que a merenda escolar oportuniza, como por exemplo, o convívio social do aluno", encerra a Coordenadora Daniele Coutinho.

Modelo Cardápio 2018 - CMEI
Modelo Cardápio 2018 - EJA