Carnaval de Parnamirim, uma tradição de pai para filhos - 11/02/2018

Famílias inteiras se encontram no Carnaval de Parnamirim. É o caso da família Patrício, que tem uma casa bem ali ao lado da Praça São Sebastião, em Pirangi do Norte.

Em torno do patriarca, Manoel Patrício, que tem 80 anos de idade, se reúnem filhos, netos, tios, primos, genros, noras e sobrinhos, fazendo da varanda da residência, um verdadeiro camarote para a programação do Carnaval de Parnamirim.

“Hoje, nosso pai não está muito bem de saúde, mas, está ali, já na cadeira dele, vendo tudo o que acontece no Carnaval deste ano, que por sinal, está ótimo”, disse a filha Ana Maria Patrício.

O senhor Manoel Patrício, então se levanta da sua cadeira vip para uma foto com alguns dos seus familiares. “Como está o Carnaval de Pirangi, Seu Manoel?”, pergunto. “Está tudo uma beleza”, diz ele, esboçando um sorriso de muitos carnavais e um olhar que é só felicidade.

A casa está toda decorada para a maior folia do ano. Há máscaras e tiras coloridas de papel pelo ambiente, mostrando que ali é mais um ponto de alegria e beleza no Carnaval de Pirangi, um palco particular de muitas emoções.

“Para este grande Carnaval, vem muita gente da família e mais alguns amigos. É assim todos os anos”, conta Ana Maria, toda simpatia com as câmeras.

Mas a foto com todos os parentes não foi possível neste domingo de Carnaval. “Estão todos por aí, na Praça, na Praia, correndo atrás dos trios, dançando pelas ruas e avenidas. É difícil juntar todo mundo. Mas, uma hora, eles voltam. Aqui é o ponto de apoio da nossa festa”, conta Ana Maria Patrício.

A irmã dela, Maria Barbosa, reforça a satisfação com a segurança na festa. “Essa é uma preocupação que hoje a gente não tem, está tudo muito organizado para a nossa segurança”, disse a foliã.

E não era pra menos. A praça tinha pelo menos 10 homens da Polícia Militar e duas viaturas, isso, por volta das 19h30.

Mas, ao longo do dia, por todo o litoral, era possível ver outros policiais militares do 3º batalhão, do Esquadrão Águia do Comando da Polícia Rodoviária Estadual, além de Agentes da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana, todos de mãos dadas com a Prefeitura de Parnamirim, fazendo a segurança para um carnaval épico, memorável, bonito mesmo.

E agora? “Agora é curtir toda a programação que aparecer. Ontem teve Márcia Freire, hoje tem muito mais, a praça é só alegria”, disse Ana Maria Patrício, no seu camarote mais que vip, falando de suas preferências na programação.

Diante da casa feliz da família Patrício, a festa continuava. Praça cheia, muita alegria, danças, shows eletrizantes. Cansaço? Só se for amanhã. Mas, amanhã começa tudo de novo... E o povo volta pra curtir aquilo que só se vê em Pirangi. É Carnaval em Parnamirim! Vamos pra festa!

Confira no PORTAL DO CARNAVAL a galeria de fotos deste domingo (11) e a programação de amanhã, segunda-feira (12).

Repórter: Aldo Júnior

Postado Por: Aldo Peixoto Junior