Projeto Cidade Limpa fará parcerias para instalação de lixeiras - 23/01/2018
Para melhorar a limpeza pública, reforçando a cultura da coleta seletiva para a reciclagem dos resíduos sólidos, a Prefeitura de Parnamirim aprovou uma lei criando o projeto Cidade Limpa, que consiste na instalação e manutenção de lixeiras padronizadas pela cidade, em parceria com a iniciativa privada.
"A ideia é fortalecer o conceito de uma Cidade Limpa, aperfeiçoando a prática da limpeza urbana em termos de higiene e saúde, e inclusive, visualmente", explicou o Prefeito Rosano Taveira.
O projeto Cidade Limpa vai aumentar o número de lixeiras pela cidade, garantindo de uma forma geral, o bom estado de conservação das áreas de lazer e logradouros públicos.
"A Prefeitura estará firmando parcerias com entidades sociais e empresas privadas para instalação destas lixeiras padronizadas e com direito à publicidade, em frente ao estabelecimento dos interessados ou onde for verificada a necessidade", diz Gutemberg Xavier, titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SELIM).
Poderá ser afixada, na própria lixeira, uma placa indicativa mencionando o nome, logomarca da instituição ou empresa privada parceira.
"As lixeiras poderão ser de 200 litros, voltadas para espaços de convívios e até de 1000 litros, para áreas de grande fluxo, como mercados e feiras", explica Gutemberg Xavier, Secretário da SELIM, órgão municipal que fará o recolhimento do lixo depositado nestas lixeiras. O projeto irá manter uma distância mínima de 150 metros entre uma lixeira e outra.
A SELIM receberá o requerimento da entidade ou empresa interessada, instruído com os seguintes documentos: Contrato Social, Estatuto devidamente registrado; e a Proposta, contendo a intenção da parceria. A lei que contempla o projeto "Cidade Limpa" passou a vigorar no último dia 11 de janeiro.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM