SEMEC: 2018 será decisivo para a criação do Plano do Livro - 04/01/2018
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), por meio do projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura”, está dando os primeiros passos para a criação do Plano do Livro. Uma das primeiras medidas será diagnosticar os hábitos de leitura dos parnamirinenses, com apoio da Fundação Parnamirim de Cultura (FUNPAC).
O Plano do Livro terá 4 eixos: a democratização do acesso ao livro; o fomento à leitura e a formação de mediadores; o fomento à cadeia criativa e a cadeia produtiva do livro; e a valorização institucional da leitura e seu valor simbólico.
“Trata-se de mais uma ferramenta para valorizar a Educação, reforçando o movimento por uma cidade de leitores, que é o objetivo do município também por meio do projeto Rio de Leitura”, disse a Secretária da SEMEC, Francisca Henrique.
De acordo com a titular da SEMEC, a demanda é antiga. “Há tempos, Parnamirim não pode concorrer a certos editais porque não tem um Plano do Livro. Mas, 2018 será um ano decisivo para a construção dessa ferramenta de política pública”, explicou a Secretária Francisca Henrique.
De acordo com Angélica Vitalino, assessora técnica do Rio de Leitura, após a fase de diagnóstico, será feito um levantamento das instituições que queiram colaborar com o Plano do Livro, como por exemplo, as bibliotecas comunitárias. “Tudo será amplamente discutido. A ideia é unificar os atores sociais para que as ações em prol da leitura não cessem e sejam fortalecidas”, encerrou a assessora Angélica Vitalino.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM