Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura intensifica fiscalizações no litoral durante o verão - 05/01/2018

As secretarias municipais de Trânsito, Saúde e Meio Ambiente estão trabalhando para garantir um verão seguro e tranquilo para quem frequenta as praias do litoral parnamirinense. 

Equipes das três pastas estão realizando fiscalizações periódicas com objetivo de coibir a circulação veículos na faixa de área da praia, a presença de animais e a poluição sonora causada pelos chamados paredões de som.

No caso da fiscalização de veículos na areia da praia, as ações contam com a parceria do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran/RN) e do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE). 

De acordo com o Secretário municipal de Trânsito, Coronel Marcondes Pinheiro, um total de 50 homens, incluindo agentes do município e dos demais órgãos estão atuando nas ações de monitoramento.

Segundo ele, os agentes estão fazendo rondas por toda a orla com o objetivo de coibir o ato infracional praticado por muitos veranistas nessa época do ano. 

“Aquele motorista que for pego trafegando na faixa de areia será autuado e multado. Em caso de reincidência, o condutor do veículo poderá ter seu veículo recolhido para o Detran”, explicou o titular da pasta de trânsito.
 
Animais na praia

Com relação a presença de animais nas praias, a  Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe técnica de Zoonoses, está realizando a Operação “Verão Mais Saúde”, que deve se estender até o dia 01 de fevereiro.

Em Parnamirim, a lei 1707/2015 proíbe a circulação de animais na orla marítima, com ou sem coleira, acompanhados ou não por seus donos, para evitar riscos à saúde da população.

"Cinco agentes de Zoonoses estarão diariamente nas praias, alertando sobre os problemas que a presença de animais na orla marítima podem causar à saúde pública",  diz o Secretário de Saúde, Dr. João Albérico.

De acordo com o técnico de Zoonoses, Josivan Gomes, um estande será fixado na praia de Pirangi do Norte, durante a Operação "Verão Mais Saúde", com abordagem aos veranistas, orientações e panfletagem.

"Estaremos fiscalizando a presença de animais na praia e conscientizando a população sobre a lei municipal que multa em R$ 100, o infrator à esta norma", diz o agente Josivan Gomes.

Quem descumprir a lei e levar o animal à praia, terá que preencher uma ficha junto à equipe de Zoonoses para dar prosseguimento às medidas cabíveis.

Em relação aos animais que forem encontrados abandonados na praia, estes serão recolhidos pela equipe de Zoonoses por até 72 horas, para que seus donos busquem recuperá-los, do contrário, serão destinados à doação, conforme determinação legal.

Poluição sonora

Desde a última semana de 2017, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMUR) está intensificando as ações de combate a poluição sonora no litoral. Durante todo período de veraneio até o término do Carnaval, serão realizadas diariamente ações educativas e fiscalizatórias.

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente, Luiz Antônio Melo, a Secretaria conta com a parceria da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) e o 3º Batalhão de Polícia Militar. "No veraneio passado realizamos um bom trabalho, e durante todo Carnaval só houve 2 ocorrências, queremos manter este padrão", explicou o coordenador.

Luiz Antônio esclareceu que o trabalho educativo e preventivo será priorizado. "Vamos fazer uma conscientização através de panfletagem e abordagem, mas também estaremos fiscalizando e aplicando as penas de multa e apreensão de equipamentos sonoros em caso de irregularidades. Também teremos câmeras em locais estratégicos em Pirangi do Norte para auxiliar fiscalização", afirmou.

A SEMUR também está fiscalizando os ambulantes para evitar que ocupem irregularmente as calçadas e ruas de Pirangi, principalmente as avenidas São Sebastião e Deputado Márcio Marinho. O objetivo é impedir a obstrução das vias, garantindo que pedestres e motoristas circulem com segurança. 

Em caso de denúncias a população pode entrar em contato com a SEMUR através do número 3644-8249, além disso, a Secretaria vai divulgar em breve um número de celular com whatsapp para facilitar o acesso à população.

A operação verão 2018 deverá se estender até depois do Carnaval. 


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+