Setra apresenta Plano de Mobilidade ao Prefeito e secretários - 20/12/2017

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setra) apresentou, na manhã desta quarta-feira (20) a proposta do Plano de Mobilidade Urbana de Parnamirim ao Prefeito Rosano Taveira e ao secretariado que compõe o Executivo municipal.

Para o Prefeito Rosano Taveira, o Plano de Mobilidade é importante pois vai nortear o trânsito e o transporte no município. “Sem dúvida, vai proporcionar mais qualidade para que as pessoas transitem e tenham o direito de ir e vir assegurado pela constituição federal” declarou.

De acordo com o secretário de trânsito e transportes, o coronel Marcondes Pinheiro, o objetivo da reunião desta quarta-feira foi apresentar ao Executivo municipal todas as propostas feitas ao longo da elaboração do plano.

Segundo ele, o Executivo vai analisar essas propostas e ver se concorda com elas. “A partir daí, tanto o Prefeito como os demais secretários poderão fazer novas propostas e sugerir mudanças. Em seguida, em forma de projeto de lei, ele será encaminhado para votação e aprovação na Câmara Municipal”, explicou.

As ações e intervenções propostas possuem as seguintes metas: requalificar o Centro; ampliar o número de deslocamentos não motorizados; ampliar número de deslocamentos coletivos; reduzir a tendência de crescimento dos deslocamentos por automóvel; reduzir os impactos decorrentes do uso excessivo do automóvel (acidente, poluição, congestionamentos); desenvolver e capacitar os agentes envolvidos na gestão da mobilidade, especialmente os agentes públicos e da sociedade e promover a gestão participativa da mobilidade.

O Plano de Mobilidade Urbana se constitui como um importante instrumento de planejamento municipal, além de ser obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes, especificado pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída pela Lei Federal nº 12.587, de 03 de janeiro de 2012.

Em síntese, o Plano de Mobilidade Urbana de Parnamirim tem o papel de indicar as principais ações e intervenções a serem implantadas no município (a curto, médioe longo prazos), voltadas especialmente para o incentivo ao transporte não motorizado e coletivo, e pautadas nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Postado Por: Saulo Tarso de Castro