Funpac estreia espetáculo sobre Câmara Cascudo no Cine Teatro - 12/12/2017
Um encontro do clássico com o popular. Assim pode ser descrito o espetáculo “O Tapete Mágico de Câmara Cascudo”, que o Ballet Municipal da Fundação Parnamirim de Cultura (FUNPAC) estreou na noite desta segunda-feira (11) no Cine Teatro Municipal Ver. Paulo Barbosa da Silva, em sessão exclusiva para as famílias das alunas matriculadas.
De acordo com Haroldo Gomes, presidente da FUNPAC, o espetáculo nasceu como resultado das oficinas de ballet e de dança da fundação. Neste ano, o homenageado foi o escritor e folclorista Luiz da Câmara Cascudo, que teve parte do seu legado cultural representado no história.
“Isso é de extrema importância para o município, no sentido de que podemos propiciar a um conjunto de famílias um encontro com o espetáculo que é o ballet clássico e ao mesmo tempo com a obra de um autor potiguar reconhecido internacionalmente e que muitas vezes as pessoas não têm acesso. É um momento especial que a Prefeitura oferece à cidade a oportunidade de vir ao teatro e poder assistir um grande espetáculo e bem produzido”, declarou Haroldo Gomes.
Segundo ele, a formação do ballet foi resultado de um esforço coletivo. Mais de 100 pais de alunas arregaçaram as mangas e de forma voluntária ajudaram a construir o principal elemento cênico do espetáculo, o tapete mágico.
O tapete é composto por 7 mil quadrados de papelão, revestido por retalhos, colados numa estrutura de 12 metros de largura por 7 de altura, tudo com a ajuda dos voluntários.
Para Gilson Cordeiro, um dos pais que ajudou na confecção do tapete e que ao final do espetáculo foi homenageado, juntamente com outros cinco pais pelo esforço e dedicação, é muito gratificante poder fazer parte de algo tão especial e significativo para a cultura de Parnamirim.
“Foi um aprendizado muito grande, no sentido de poder construir algo em conjunto permitindo uma conexão maior com os pais dos outros alunos e assim faze novas amizades. Me sinto grato pela homenagem,. Mas ela se estende a todos os outros que colaboraram de maneira decisiva para o sucesso do espetáculo”, declarou.
Amanhã (12), a sessão exclusiva se repete, no mesmo horário, 19h30. E finalmente, na quarta-feira (13), todo mundo vai poder conferir a história mágica que faz uma homenagem ao folclorista Luís da Câmara Cascudo, em duas sessões, às 17h e às 19h30, no Cine Teatro. Os ingressos estarão à venda na bilheteria do local, com valor inteiro de R$20. O valor antecipado e a meia entrada custam R$ 10, individualmente.
O Tapete Mágico de Câmara Cascudo é parte da programação com a qual a Fundação Parnamirim de Cultura está brindando o público, neste fim de ano. Familiares das estrelas do espetáculo, as alunas do ballet municipal, se uniram numa grande ação voluntária para apoiar a realização do espetáculo.
Postado Por:
Saulo Tarso de Castro
Fotografia de:
ASCOM