SEMEC pretende ampliar em 50% o Novo Mais Educação em 2018 - 07/12/2017
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) pretende aumentar em 50% o número de alunos matriculados pelo programa Novo Mais Educação em 2018. "Para isso, já confirmamos junto ao Ministério da Educação (MEC), que pretendemos dar continuidade ao programa no município", disse a titular da SEMEC, Francisca Henrique. Neste ano, o programa atendeu a mais de quatro mil alunos, em trinta escolas da rede de ensino público em Parnamirim.
O MEC deu um prazo até amanhã (08) para que as Secretarias de Educação façam a adesão ao Novo Mais Educação 2018, que ao longo de oito meses, irá oferecer aulas de reforço em Língua Portuguesa e Matemática, atividades recreativas e esportivas, no contraturno escolar.
A segunda etapa, se refere à adesão das escolas selecionadas pelas secretarias de educação. Ela será realizada por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Interativo) até o dia 12 de dezembro.
O Novo Mais Educação contempla alunos de 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental,já que os alunos de 1º e 2º estarão inseridos no Programa Mais Alfabetização.
Na terceira etapa, caberá ao MEC a seleção das escolas que serão contempladas com os recursos do Novo Mais Educação, considerando a previsão orçamentária e financeira.
De acordo com Júlio Araújo, Coordenador Pedagógico da SEMEC, essa seleção das escolas contempladas obedecerão os seguintes critérios: Em primeiro lugar, as escolas de ensino fundamental com Ideb inferior a 4.4 nos anos iniciais e inferior a 3.0 nos anos finais, concomitantemente.
Em segundo lugar, as escolas de ensino fundamental com Ideb inferior a 4.4 nos anos iniciais ou escolas de ensino fundamental com Ideb inferior a 3.0 no anos finais. E no terceiro grupo, as escolas que possuem mais de 50% dos alunos oriundos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM