Educação faz homenagem aos 80 anos de Diógenes da Cunha Lima - 07/12/2017
A Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, em Nova Parnamirim, celebrou ontem (06), as oito décadas de vida de um dos mais prestigiados personagens potiguares, Diógenes da Cunha Lima. Na festa, centenas de livros foram doados para bibliotecas escolares e para os mediadores de leitura presentes.
A biografia do escritor, poeta, advogado e professor, imortal presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras foi narrada de forma poética e profunda, entre canções e textos, lidos em um sarau lítero-musical por crianças, pela Professora Terezinha Martins e outros tantos professores.
Nas memórias do homenageado, o privilégio de conviver com notáveis, como Luís da Câmara Cascudo, interpretado por um aluno da Escola. Uma relembrança da sua infância em Nova Cruz, seu encontro com nosso maior folclorista, sua produção literária, sua ligação com o baobá e o 'Pequeno Príncipe", dentre outro fatos memoráveis para todo o Rio Grande do Norte.
A mediadora de leitura Maria José citou versos que o homenageado escreveu em seu livro "Trem da Minha Vida", para expressar o tom do evento: "Celebrar é comemorar, é assumir louvor. Temos muitas razões para celebrar o Doutor Diógenes da Cunha Lima, filho, irmão, esposo, pai e avô amantíssimo; advogado, professor e reitor com reconhecida competência.
"Além disso, amigo genuíno e afetuoso; homem amante da natureza, da arte, da literatura e da poesia; Escritor e poeta. Presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras. Imortal!", reforçou a mediadora de leitura Maria José, da Escola Brigadeiro, a respeito do célebre convidado.
Ao fim, um 'parabéns'a seu modo, com direito a música regional e bolo para comemorar, como regem os aniversários. "É preciso celebrar! E eu viveria mas oitenta anos pra experimentar um momento desses de intensa emoção!", encerrou o homenageado, para a plateia ,filhos e netos presentes.
A programação teve o apoio do projeto da SEMEC, "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura", eleito um dos 10 melhores do país em sua área, pelo Instituto Nacional Pró-Livro "Retratos da Leitura", que celebrou os premiados no último sábado (04), em São Paulo (SP).
Colaboração: Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM