Profesp encerra atividades de 2017 com 396 alunos atendidos - 06/12/2017

Um total de 396 alunos da rede pública municipal de ensino, atendidos pelo Programa Forças no Esporte (Profesp), do Ministério da Defesa, que em Parnamirim conta com a parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) participaram, na manhã desta quarta-feira (6) da cerimônia de encerramento das atividades referente ao ano de 2017.

O programa é desenvolvido pela Marinha do Brasil e pela Força Aérea Brasileira e atende a alunos do 4º ao 9º ano, com idade entre sete e 17 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Em Parnamirim, o programa é realizado desde 2009 e atualmente desenvolve atividades com crianças e adolescentes das Escolas Municipais Maria Fernandes Saraiva, localizada no bairro de Bela Parnamirim, Manoel Machado e Rubens Lemos, no bairro de Parque Industrial, Francisca Bezerra e João Gomes, no bairro de Liberdade, Iris de Almeida, em Monte Castelo, Luiz Maranhão no Jockey Clube, Luiz Guimarães em Nova Parnamirim, Silvino Bezerra, no bairro de Santa Tereza e Francisca Fernandes, em Monte Castelo.

De acordo com a coordenação do Programa, a parceria com a Prefeitura de Parnamirim tem sido fundamental para a realização das atividades. A Secretaria Municipal de Educação oferece estagiários remunerados, além do transporte para deixar e buscar os alunos até a base onde ocorre o programa.

Para a Secretária Francisca Henrique, que foi condecorada com o certificado de Amiga do Profesp, o programa é de fundamental importância, pois além de proporcionar ocupação e reforço escolar desenvolve nos alunos noções de cidadania e responsabilidade social.

“É muito gratificante saber que estamos colaborando para uma transformação na vida dessas crianças e adolescentes. Mostra que o nosso esforço esta dando bons frutos”, declarou a secretária.

Ainda de acordo com a titular da SEMEC, durante a cerimônia foi comunicado que o município terá o número de vagas ofertadas aumentado para mais 50 alunos.

Vidas Transformadas

O aluno Douglas Varela Dantas é um bom exemplo de como o programa transforma a vida dos estudantes. Douglas tem 16 anos e é atendido pelo programa há seis anos.

Ele conta que antes de começar a participar das atividades oferecidas pelo programa tinha um comportamento muito arredio, o que prejudicava seu desempenho na escola.
Hoje ele diz que graças ao Profesp conseguiu manter o foco nos estudos e se tornar mais responsável. “Só tenho a agradecer. Vi minha vida se transformar para muito melhor”, disse.

As atividades do programa ocorrem sempre às terças, quartas e quintas-feiras, no contra turno escolar, com o desenvolvimento do esporte educacional e fornecimento de duas refeições por turno.

O Programa Forças no Esporte é uma iniciativa voluntária desenvolvida pelo Ministério da Defesa (MD) com apoio das Forças Armadas e com recursos do Ministério do Esporte (ME) e do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS).

Postado Por: Saulo Tarso de Castro