Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Programa Famílias Fortes tem resultados positivos no município - 04/12/2017

A Secretaria Municipal de Assistência Social reúne hoje (04), coordenadores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e facilitadores do Programa federal Família Fortes (PFF) para a primeira avaliação anual das atividades no município. O encontro acontece no auditório Clênio José dos Santos, localizado no Centro Administrativo Agnelo Alves.

Esse é o segundo ano que o PFF é aplicado em Parnamirim, voltado para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o objetivo de evitar o primeiro uso abusivo de alcóol e drogas, prevenir a gravidez precoce e reduzir o abandono escolar. Os programas Família Fortes, #TAMOJUNTO e Jogos Elos são da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e a Fiocruz.

A pesquisadora da Universidade de Brasília, Maria do Socorro Mendes, apresenta dados do PFF no Nordeste, englobando estados como o Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco. "A pesquisa avalia os primeiros resultados colhidos pelos pesquisadores considerando os pais, responsáveis e adolescentes atendidos pelo PFF", disse a pesquisadora Maria do Socorro.

A multiplicadora do PFF em Parnamirim, Adriana Damasceno, diz que os CRAS locais podem atender, em cada unidade, até 15 famílias dentro desse programa, diminuindo os fatores de risco e aumentando os fatores de proteção à saúde do seu público-alvo. "Apesar da deficiência na adesão da famílias, temos resultados positivos", diz a técnica Adriana Damasceno. 

Em curto prazo, o PFF avalia a melhoria na qualidade da relação familiar dos envolvidos no programa. A médio prazo, o aumento da eficácia da aprendizagem e o engajamento escolar. E a longo prazo, mudanças no comportamento antissocial, abandono escolar, gravidez precoce e uso de drogas entre adolescentes.
 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+