Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Setra apresenta Plano de Mobilidade Urbana de Parnamirim - 20/12/2017

Após ouvir a população, empresários do setor e levantar as demandas e necessidades da mobilidade urbana no município, a Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setra), realizou, na manhã desta sexta-feira (1) uma Audiência Pública para apresentar as conclusões e proposta finais do Plano de Mobilidade Urbana.

As ações e intervenções propostas possuem as seguintes metas: (1) Requalificar o Centro; (2) Ampliar o número de deslocamentos não motorizados; (3) Ampliar o número de deslocamentos coletivos; (4) Reduzir a tendência de crescimento dos deslocamentos por automóvel; (5) Reduzir os impactos decorrentes do uso excessivo do automóvel (acidentes, poluição, congestionamentos); (6) Desenvolver e capacitar os agentes envolvidos na gestão da mobilidade, especialmente os agentes públicos e a sociedade; (7) Promover a gestão participativa da mobilidade.

De acordo com o Secretário Municipal de Trânsito e Transporte, o Coronel Marcondes Pinheiro, mesmo tendo um prazo até 2020, o objetivo é mostrar um retrato fiel de como está a mobilidade urbana nos dias de hoje e propor os possíveis melhoramentos para o futuro.

“O tema já foi discutido anteriormente, em várias etapas, com a população em diversos bairros e hoje a gente coloca aqui as conclusões coletadas pela empresa de consultoria sobre esses momentos com a população para que a gente possa fechar o plano”, disse o secretário.

A próxima etapa, segundo o Secretário é encaminhar o Plano para que o Executivo faça sua avaliação, para em seguida remetê-lo à Câmara Municipal para que seja transformado em lei. “Isso deverá acontecer em janeiro do próximo ano. A partir daí o foco será colocar o plano em prática”, acrescentou o titular da Setra.

O Plano de Mobilidade Urbana se constitui como um importante instrumento de planejamento municipal, além de ser obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes, como especificado pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída pela Lei Federal nº 12.587, de 03 de janeiro de 2012.

Em síntese, o PlanMob Parnamirim tem o papel de indicar as principais ações e intervenções a serem implantadas no município (a curto, médio e longo prazos), voltadas especialmente para o incentivo ao transporte não motorizado e coletivo, e pautadas nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+