Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Saúde promove capacitação sobre hanseníase - 30/11/2017

A Secretaria de Saúde realizou na manhã de hoje, 30, no auditório Clênio José dos Santos, uma capacitação teórica e prática para médicos e enfermeiros da rede municipal sobre o diagnóstico e tratamento da hanseníase, uma doença crônica, infectocontagiosa que acomete pele e nervos podendo levar a sérias incapacidades físicas.

João Albérico, secretário de Saúde, iniciou a capacitação, abordando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da doença no município. “É preciso descentralizarmos o atendimento da hanseníase, que deve ser tratada na unidade básica de saúde”, justificou.

O dermatologista Maurício Lisboa foi o palestrante convidado para dar o treinamento aos médicos e enfermeiros de Parnamirim. Com uma experiência de 27 anos na área, o especialista disse que alguns fatores em Parnamirim contribuem para o aparecimento de casos de hanseníase como o rápido crescimento da cidade, as más condições de moradia e as condições de higiene desses locais. “A hanseníase é um problema de saúde pública e temos que orientar a população a procurar nossa rede para se tratar. Os principais sintomas são as manchas que surgem na pele”, explicou o médico.

 Segundo o especialista, toda a medicação para a hanseníase é gratuita. Mas o preconceito em relação à doença que no passado era conhecida como lepra, ainda é grande. A hanseníase quando tratada não é transmissível.

No próximo dia 11, a UBS Monte Castelo irá receber o caminhão para a triagem da hanseníase. Os agentes comunitários irão fazer as visitas e informar a população sobre esse serviço que será oferecido durante todo o dia.

 

DIA 11/12

Caminhão de triagem para a hanseníase

UBS MONTE CASTELO

Rua Sadi Mendes, 54

 

 


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+