Saúde promove capacitação sobre hanseníase - 30/11/2017
A Secretaria de Saúde realizou na manhã de hoje, 30, no auditório Clênio José dos Santos, uma capacitação teórica e prática para médicos e enfermeiros da rede municipal sobre o diagnóstico e tratamento da hanseníase, uma doença crônica, infectocontagiosa que acomete pele e nervos podendo levar a sérias incapacidades físicas.
João Albérico, secretário de Saúde, iniciou a capacitação, abordando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da doença no município. “É preciso descentralizarmos o atendimento da hanseníase, que deve ser tratada na unidade básica de saúde”, justificou.
O dermatologista Maurício Lisboa foi o palestrante convidado para dar o treinamento aos médicos e enfermeiros de Parnamirim. Com uma experiência de 27 anos na área, o especialista disse que alguns fatores em Parnamirim contribuem para o aparecimento de casos de hanseníase como o rápido crescimento da cidade, as más condições de moradia e as condições de higiene desses locais. “A hanseníase é um problema de saúde pública e temos que orientar a população a procurar nossa rede para se tratar. Os principais sintomas são as manchas que surgem na pele”, explicou o médico.
Segundo o especialista, toda a medicação para a hanseníase é gratuita. Mas o preconceito em relação à doença que no passado era conhecida como lepra, ainda é grande. A hanseníase quando tratada não é transmissível.
No próximo dia 11, a UBS Monte Castelo irá receber o caminhão para a triagem da hanseníase. Os agentes comunitários irão fazer as visitas e informar a população sobre esse serviço que será oferecido durante todo o dia.
DIA 11/12
Caminhão de triagem para a hanseníase
UBS MONTE CASTELO
Rua Sadi Mendes, 54
Postado Por:
Yara Okubo
Fotografia de:
ASCOM