Rio de Leitura é finalista em cerimônia nacional de prêmio literário - 29/11/2017
O projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura", da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), é finalista na segunda edição do Prêmio Instituto Pró-Livro "Retratos da Leitura" 2017.
Angélica Vitalino, assessora técnica do projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar de leitura", viaja no próximo sábado (2) para a cerimônia de premiação nacional do Instituto Pró-Livro (IPL), que acontecerá em São Paulo (SP).
"Representar a SEMEC nesta premiação é uma responsabilidade que se avulta e se enriquece. Todo o processo foi recheado de ansiedade. Iniciar como concorrente na inscrição, até chegar a ser finalista, já em um galardão sem precedentes", comemora Angélica Vitalino, do Rio de Leitura.
O principal objetivo da premiação é promover e difundir experiências para que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil, além de reconhecer as práticas de fomento à leitura.
"Ao compartilhar nosso comprometimento com a causa, nos fortalecemos e ganhamos reconhecimento nacional. Ainda que que a biblioteca municipal não tenha completado sua revitalização, fica o exemplo inspirador de um projeto que não aguarda as condições ideais para transformar a sua região em um lugar de leitores", reforça Angélica Vitalino, do Rio de Leitura.
O Secretário de Economia do Ministério da Cultura, Mansur Bassit, deu uma declaração sobre a importância de se premiar bibliotecas. Para ele, estas instituições precisam ganhar visibilidade. Reverter a visão de que são apenas portas, paredes e livros com uma bibliotecária com cara de brava.
Para Mansur, um prêmio como este mostra que as bibliotecas devem estar sempre vivas e de portas abertas, como espaços de fomento à cidaadnia e acesso à informação.
"O Rio de Leitura tem dado sua contribuição à educação do município, no sentido de estimular a leitura nas escolas, dentro da missão de tornar Parnamirim, uma cidade de leitores", comenta a Secretária Adjunta da SEMEC, Ana Lúcia Dantas.
O Rio de Leitura começou sua trajetória há 07 anos atrás, sempre apoiado pela Prefeitura, ao longo de quatro gestões municipais. A princípio, buscando a parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), na gestão da secretária Raimunda Basílio, frente à SEMEC. Em seguida, nas gestões posteriores da SEMEC, com Vandilma Oliveira, Rildo Cruz , até chegar à Francisca Henrique, que atualmente está à frente da pasta.
Os finalistas da segunda edição do Prêmio Retratos de Leitura foram selecionados por categoria: 8 da Cadeia Produtiva, 11 das ONG´s, 07 da Mídia e 10 das Bibliotecas, entre os quais, "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura – Prefeitura Municipal de Parnamirim/ Parnamirim/RN".
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM