SEMEC avalia programa federal que previne uso de drogas entre jovens - 29/11/2017
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) realizou na terça-feira (28/11), a reunião anual de avaliação sobre o programa federal #TAMOJUNTO, de prevenção ao uso abusivo de álcool e drogas, realizado neste ano com mais de quinhentos alunos de escolas da rede pública municipal de ensino.
O evento aconteceu na Escola Municipal Professora Ivanira Paizinho na Cohabinal, celebrando os doze encontros extracurriculares, realizados pelo #TAMOJUNTO este ano, de forma lúdica e participativa.
"A proposta de trabalhar a prevenção ao uso de álcool e outras drogas entre jovens e adolescentes, fortalecendo os vínculos junto às famílias e incentivando a autoestima e autoconhecimento em cada um, é uma iniciativa nobre para o desenvolvimento humano", conta a Secretária da SEMEC, Francisca Henrique.
Ao todo, doze instituições de ensino foram contempladas com a formação do #TAMOJUNTO. As que se decidiram pela implementação do programa foram: Escola Ivanira Paizinho (Cohabinal), Escola Luiz Maranhão (Monte Castelo) e Escola Silvino Bezerra (Santa Tereza), além da Escola Estadual Arsênio Galvão (CAIC, Rosa dos Ventos), Escola Estadual Roberto Krause (Santos Reis) e alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP/Marinha).
Além da secretária da SEMEC, Francisca Henrique, a programação contou com a presença do formador federal João Paulo e a representante da Fiocruz, Eliana Berger.
Os facilitadores do programa, professores e agentes de saúde do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), também participaram do evento. Eles realizaram reuniões com os pais dos alunos contemplados com o #TAMOJUNTO, durante este ano.
Elisângela Fonseca, coordenadora do Núcleo Psicossocial da SEMEC e multiplicadora do Programa #TAMOJUNTO no município, dis que o desafio de implantar um programa novo, de porte nacional, é sempre um desafio.
"Superamos o desafio com a sensibilização dos profissionais da Educação e da Saúde do nosso município. Os relatos colhidos são positivos e mostram que estamos no caminho certo", disse a coordenadora Elisângela Fonseca.
Postado Por:
Saulo Tarso de Castro
Fotografia de:
ASCOM