Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Mães voluntárias se unem em torno de espetáculo da FUNPAC - 29/11/2017

Um fato muito bonito está acontecendo em torno de "O Tapete Mágico de Câmara Cascudo", espetáculo da Fundação Parnamirim de Cultura (FUNPAC) que terá sessões nos dias 11 e 12 de dezembro, às 19h (exclusivamente para as famílias das alunas do ballet municipal) e no dia 13 deste mesmo mês (aberto ao público), às 17h e às 19h, no Cine Teatro Municipal Vereador Paulo Barbosa da Silva.

Mães cujas filhas estão matriculadas no ballet municipal, estão voluntariamente construindo esse tapete, que é um elemento cênico que servirá como painel de fundo do espetáculo, no palco do Cine Teatro. 

A peça artesanal, feita com material reciclado, é constituída por 7 mil blocos de papelão, imitando ladrilhos revestidos em tecidos, totalizando 12 metros de comprimento por 6 metros de altura. Uma beleza.

A construção do Tapete Mágico de Câmara Cascudo começou em abril deste ano e deve ser concluída até 09 de dezembro. "Esse fato simboliza a união das famílias com a nossa instituição, fortalece o valor da reciclagem e revela a máxima de que a união faz a força", diz o Coordenador de Estudos e Pesquisas, Luís Carlos.

Maria José é mãe de Yasmin Caroline, que tem 09 anos e é aluna do 3º ano na Escola Municipal Augusto Nunes, em Santos Reis. Para ela, a satisfação em participar do movimento que constrói o tapete cênico, junto com outras mães, é maior do que a dificuldade que ela encontra na correria do dia-a-dia.

A mãe de Yasmin explica que é preciso acordar mais cedo para cumprir o compromisso da filha com as aulas do ballet, que são muito positivas para o seu desenvolvimento. "Estar aqui e colaborar com a construção do tapete para o espetáculo no qual ela se apresentará é uma experiência muito boa. Estamos ansiosas pela estreia", diz Maria José.

O que Maria José talvez ainda não se dê conta, é de que o seu exemplo de voluntariado e amor está sendo um legado que a sua filha, Yasmin, levará para toda a vida. Em tempos de forte individualidade e egoísmo marcando a sociedade pós-moderna, nada poderia ser mais rico ou mais bonito. 

Voltemos aos detalhes do espetáculo. Vários elementos cênicos estão sendo fielmente reproduzidos com base em modelos observados na residência do nosso maior folclorista, Luís da Câmara Cascudo, tudo feito a partir de material reciclado, levando essa consciência de reaproveitamento dos resíduos para a confecção de molduras, paineis e outras estruturas que, com um pouco de paciência, podem ser construídas por qualquer um.

No último dia do espetáculo, 13 de dezembro, todos os pais e mães que ajudaram o espetáculo estrelado por suas filhas, irão receber um certificado de agradecimento e participação. 

"O Tapete Mágico de Câmara Cascudo é resultado de um trabalho sério de pesquisa e também conta com a dedicação de familias voluntárias, sendo um dos destaques da programação cultural da FUNPAC neste fim-de-ano", encerra Haroldo Gomes, diretor da Fundação.


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+