SEMEC e IFRN participam de capacitação com Agência Espacial - 28/11/2017

Professores da rede pública municipal de ensino participaram no último dia 22 de novembro, de uma capacitação para atuar com os alunos que serão alvo das atividades do Centro Vocacional de Tecnologia Espacial (CVT-E), da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), parceiros da iniciativa, promoveram uma sensibilização para a proposta da AEB, junto aos professores de Parnamirim que irão participar do programa.

A capacitação aconteceu na Cidade Espacial, estabelecida no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), composta por 10 novos hangares que irão dar o suporte às oficinas tecnológicas para incentivar o desenvolvimento da vocação aeroespacial em alunos dos 9ºs anos.

O projeto pioneiro no Brasil e elaborado nos moldes do Space Camp da Agência Espacial Norte-americana (NASA), terá início no dia 14 de março, para 24 alunos da Escola Municipal Alzelina de Souza Valença, localizada em Rosa dos Ventos.

"A meta é capacitar até 624 alunos nas 25 escolas municipais envolvidas no projeto, em 2018" disse a Secretária Adjunta da Educação, Ana Lúcia Maciel. O Campus Parnamirim do IFRN também dará assessoria técnica ao projeto.

Somando investimentos de mais de R$ 3 milhões, o CVT-E vai contar com 10 hangares compostos por alojamentos, dormitórios, refeitórios e espaços para oficinas que vão identificar vocações aeroespaciais em alunos do 9º ano das escolas da rede pública municipal de ensino.

Após a implantação do CVT-E com os alunos da rede pública municipal de ensino, o projeto deverá ser expandido para alunos das redes estadual e privada de ensino.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior