SELIM e SEMAS orientam catadores sobre reciclagem - 28/11/2017
A Secretaria de Limpeza Pública (SELIM) em conjunto com a Secretaria de Assistência Social (SEMAS) realizou na manhã de hoje, 28, mais uma etapa do projeto “Reciclando”, no CRAS de Monte Castelo, para a implementação da coleta seletiva de Parnamirim. Os trabalhos foram conduzidos por Rárika Bastos e Gilvanete Sátiro com catadores cadastrados no CRAS de Monte Castelo, Moita Verde e CREAS/Centro POP.
Rárika Bastos explica que há 287 famílias catadoras inscritas no cadastro único. “Nosso trabalho é localizar essas famílias e estimular para que elas se organizem em associações e cooperativas”, explicou a coordenadora, lembrando que a atuação organizada dos catadores permitirá reduzir a quantidade de lixo enviada à Estação de Transbordo.
Essa já é a quarta etapa realizada com catadores. “Já fizemos esse encontro com os catadores da Liberdade, Nova Parnamirim e Parque Industrial. A próxima será em Pirangi do Norte”, disse Rárika, informando que os resíduos sólidos nessa região aumentam de 4 mil toneladas para 6 mil durante o verão. Em Parnamirim são coletadas 200 a 220 toneladas por dia.
Os catadores participantes elogiam a iniciativa da SELIM. Foi o caso de Priscila da Silva Dias, 33, mãe de três filhos e moradora no bairro de Monte Castelo. “A orientação que recebemos aqui nos ajuda a aumentar nossos ganhos. E, isso é importante para nossa sobrevivência”, disse a catadora.
Edma Álvares Pereira, 35, mãe de 4 filhos é catadora há 15 anos. “Esse é o meu ganha pão. Com essa atividade consigo ganhar quase um salário por mês e ao juntar com o bolsa família, consigo sustentar meus filhos. Se nos unirmos em cooperativa, talvez eu consiga um preço melhor pelas latinhas que recolho nas ruas de Parnamirim”, disse.
Postado Por:
Yara Okubo
Fotografia de:
ASCOM - Ana Karina Amaral