Programa municipal beneficia pacientes com feridas crônicas - 28/11/2017
O município de Parnamirim conta com um Programa de Assistência a Pacientes com Feridas Crônicas, por meio do qual, mais de cem agentes comunitários de saúde participam hoje (28), no auditório Clênio José dos Santos, de uma capacitação sobre feridas ou úlceras crônicas. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAD).
A palestra é mediada pelo enfermeiro Ubiranir Tavares. "Parnamirim é um dos poucos municípios no Brasil que recebem recursos do Ministério da Saúde para o tratamento de feridas crônicas", disse o palestrante Ubiranir.
Os agentes de saúde recebem, por meio dessa capacitação, instruções sobre tipos de feridas crônicas e seus tratamentos, tecnologias e soluções no processo de cicatrização, para atuar por meio do programa municipal que trata desse tema, especificamente.
As feridas ou úlceras crônicas mais comuns são as diabéticas, provocadas pela neuropatia (perda de sensibilidade nas extremidades inferiores) e a doença vascular periférica, que geram uma úlcera nos pés.
Tem também as úlceras vasculares, das quais, as venosas são as mais frequentes e atingem especialmente, as mulheres; e as de pressão, que ferem a pele em situações de pressão, atingindo especialmente tecidos moles.
"As lesões crônicas pedem atenção para a observação sobre o processo de cicatrização, que é fundamental para a saúde e higiene do paciente", encerra o enfermeiro Ubiranir Tavares.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM