Campanha contra a hanseníase terá início na quinta-feira (30) - 27/11/2017
A Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), por meio da Coordenação de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica dará início a uma campanha de eliminação da hanseníase, que acontecerá em dois momentos.
O primeiro será no dia 30/11, com um treinamento para servidores da saúde, no auditório Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo Agnelo Alves. E o segundo momento, no dia 11/12, oferecendo serviços por meio da carreta novartis, estacionada na Unidade Básica de Saúde (UBS) em Monte Castelo.
Em Parnamirim, foram diagnosticados 46 casos de Hanseníase de 2013 à 2017, sendo 7 em 2013, 15 em 2014, 7 em 2015, 11 em 2016 e 6 casos até novembro de 2017.
O treinamento do próximo dia 30/11 será mediado pelo médico referência, Dr. Maurício Lisboa Nobre, voltado para médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF), no município.
Já no dia 11/12, a campanha irá realizar, por meio da carreta na UBS Monte Castelo, consultas dermatológicas, diagnostico de hanseníase e avaliação de manchas na pele. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre a doença, auxiliando no diagnóstico precoce e visando o tratamento imediato.
A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. Acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. Também pode comprometer articulações, olhos, testículos, gânglios e outros órgãos. O contágio ocorre de pessoa a pessoa.
O doente que apresenta a forma infectante da doença, sem tratamento, elimina bacilos pelas vias respiratórias (secreções nasais, tosse, espirro), e assim transmite para outras pessoas.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM