Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

SESAD fará campanha contra hanseníase nos dias 30/11 e 11/12 - 23/11/2017

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), por meio da Coordenação de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica  dará início a uma campanha de eliminação da hanseníase, que acontecerá em dois momentos.

O primeiro será no dia 30/11, com um treinamento para servidores da saúde, no auditório Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo Agnelo Alves. E o segundo momento, no dia 11/12, oferecendo serviços por meio da carreta novartis, estacionada na Unidade Básica de Saúde (UBS) em Monte Castelo.


Em Parnamirim, foram diagnosticados 46 casos de Hanseníase de 2013 à 2017, sendo 7 em 2013, 15 em 2014, 7 em 2015, 11 em 2016 e 6 casos até novembro de 2017.

O treinamento do próximo dia 30/11 será mediado pelo médico referência, Dr. Maurício Lisboa Nobre, voltado para médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF), no município.

Já no dia 11/12, a campanha irá realizar, por meio da carreta na UBS Monte Castelo, consultas dermatológicas, diagnostico de hanseníase e avaliação de manchas na pele. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre a doença, auxiliando no diagnóstico precoce e visando o tratamento imediato.

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria.  Acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. Também pode comprometer articulações, olhos, testículos, gânglios e outros órgãos. O contágio ocorre de pessoa a pessoa. 

O doente que apresenta a forma infectante da doença, sem tratamento, elimina bacilos pelas vias respiratórias (secreções nasais, tosse, espirro), e assim transmite para outras pessoas.
 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+