Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Escola em Passagem de Areia celebra a Consciência Negra - 21/11/2017


O canto, a vida, a luta e a alma do negro evocados na poesia da jornalista e escritora potiguar Drika Duarte, marcaram a comemoração pelo Dia da Consciência Negra, hoje (21), na Escola Municipal Professor Antônio Basílio Filho, em Passagem de Areia.

A autora Drika esteve lá, falando aos alunos da Escola Antônio Basílio sobre a intenção que a levou a escrever seu livro "Negra Onawale": deixar uma mensagem de amor como força maior que o preconceito.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi, líder histórico do quilombo dos Palmares. A sua companheira, Dandara, foi a personagem que teve sua importância recuperada nas celebrações de hoje (21) na Escola Antônio Basílio.

Vestida como Dandara, a mediadora de leitura Vânia Gomes dançou a música Pérola Negra, embalada por ritmos africanos. "Essa mulher forte tem muito a inspirar as novas gerações, com seu modelo de resistência e luta por seus ideais", disse a professora Vânia.

A programação contou ainda com uma roda de capoeira conduzida pelo professor Fabiano Braga, mais conhecido por "Zangado". Toda semana, o professor leva alunos à Praça Paz de Deus para demonstrações desse esporte que é luta, dança e considerado como bem imaterial pela UNESCO.

A contadora de histórias Bombom, da Sociedade de Poetas Vivos e Afins, participou da celebração à consciência negra na Escola Antônio Basílio, interagindo com os alunos e levando à reflexão sobre o tema.

A festa avançou com distribuição de picolés e confraternização na sala de leitura, que em breve, deverá receber o nome da autora Drika Duarte, convidada especial do evento. 

"Precisamos evitar que o preconceito que afligiu as gerações passadas, atinja as crianças de hoje, que precisam ser educadas para amar e respeitar a construção do ser humano em cada um", encerrou Drika Duarte.


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+